'Esporte Espetacular', ex-tenista relembra que conheceria o ídolo da Fórmula 1 dois dias depois do trágico acidente

Reprodução
Gustavo Kuerten construiu uma carreira sedimentada na sensibilidade para ler os cenários e achar saídas pouco prováveis dentro da quadras. Suas principais conquistas foram marcadas por campanhas repletas de reviravoltas. Quando a derrota parecia certa, ele criava uma jogada capaz de abalar a confiança do adversário. Tinha uma inspiração para isso. Um ídolo que o marcou exatamente pela característica de fazer o que parecia impossível: Ayrton Senna. Em comum entre eles, os domingos de alegria que proporcionaram aos brasileiros, levantando troféus por vários cantos do mundo. Curiosamente, essas duas lendas ficaram a uma volta ou a um ponto de se conhecerem. O acidente na curva Tamburello que levou o tricampeão mundial de Fórmula 1 em maio de 1994 impediu um encontro agendado para dois dias depois. Guga, então com 18 anos, viu a ansiedade e a euforia se transformarem em tristeza. Essa história é tema de uma reportagem especial que o 'Esporte Espetacular' exibe neste domingo, dia 26.

Em entrevista à repórter Carol Barcellos, Guga recorda emocionado o golpe que o destino aprontou. Na semana do acidente de Senna, ele embarcou para Portugal, onde disputaria um torneio do circuito profissional de tênis. O tricampeão mundial morava em Sintra, bem próximo à capital Lisboa, e os dois tinham um encontro marcado para terça-feira, dia 3 de maio. "Saímos do Brasil já esperando esse encontro. O campeonato era o pano de fundo. O que nós queríamos mesmo era conhecer o Ayrton", lembra o tricampeão de Roland Garros, que acabou vencendo o torneio satélite em Portugal logo depois. "O tamanho que o Ayrton teve para o mundo inteiro vai além das conquistas, do jeito de pilotar. Tem uma nobreza". O técnico Larri Passos lembra da expectativa pelo encontro: "Lembro que o Guga falou: 'Não acredito que vamos nos encontrar!'. Foi aquela emoção. Era o sonho dele, e meu também, conhecer o Ayrton, pegar aquela energia dele".

Esta não será a única lembrança de Ayrton Senna no ‘Esporte Espetacular’. Reportagem da correspondente Mariana Becker relembra a época de ouro das duas últimas equipes do tricampeão na Fórmula 1. Entre as décadas de 1980 e 1990, Williams e McLaren dominavam a categoria. Ambas encontram-se em dificuldades financeiras, situação que se agravou com a pandemia de coronavírus. Atualmente, ocupam a parte intermediária do grid, em busca de retomar os tempos vitoriosos.

Um dos exemplos para Williams e McLaren pode ser a liga norte-americana de basquete, que recomeça na quinta-feira, dia 30. No terceiro e último episódio da série “NBA – A Evolução”, o repórter Guilherme Roseguini mostra como a competição saiu de um estado financeiro crítico, na década de 1970, com ginásios vazios e jogadores sem credibilidade, e refez sua imagem, passando a ter valor de mercado estimado em 5 bilhões de dólares. O programa também conta a história de Maya Moore, bicampeã olímpica e quatro vezes campeã da WNBA, que virou um dos símbolos da luta contra o racismo nos Estados Unidos. Ela deixou o basquete para se dedicar à reforma do sistema prisional dos Estados Unidos e trabalhou ativamente na libertação de um homem que cumpria o 23º ano de uma pena de 50 por assalto à mão armada, mesmo sem provas que garantissem seu envolvimento no crime.

O ‘Esporte Espetacular’ deste domingo, dia 26, começa logo após o ‘Auto Esporte’.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato