Florestan Fernandes ganha documentário inédito na TV Cultura

Divulgação TV Cultura
Nesta quarta-feira (22/7), comemora-se o centenário do nascimento de Florestan Fernandes. O sociólogo e político brasileiro foi ganhador do Prêmio Jabuti pelo livro Corpo e alma do Brasil, em 1964.

Com mais de 50 obras, entre livros e artigos publicados, e quase dez anos de carreira política, Florestan contribuiu para a construção do pensamento social crítico no País, dedicando-se ao estudo etnológico dos índios Tupinambá, dos resquícios da escravidão, do racismo, da luta de classes e da pobreza na sociedade brasileira.

Para homenageá-lo, a equipe de Jornalismo da TV Cultura produziu um pequeno documentário com base em entrevistas que ele deu à emissora nos programas Vox Populi (1984) e Roda Viva (1994).

O documentário também conta com depoimentos de pessoas próximas a Florestan, como o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, aluno de Fernandes, que revelou como era a convivência com o mestre.

Na produção, o sociólogo Rogério Baptistini analisa as obras manuscritas do sociólogo; o escritor Laurez Cerqueira ressalta a importância do estudo de Florestan sobre o movimento negro, que serviu de referência não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos; e o sociólogo Jessé Souza reflete como que Fernandes estaria vendo hoje os movimentos antirracistas pelo mundo.

No documentário, também são mostradas as análises do vereador Eduardo Suplicy, que lembra da carreira política do companheiro no Partido dos Trabalhadores (PT); e do filho, o jornalista Florestan Fernandes Júnior, sobre como o pai veria o Brasil de hoje.

E ainda, trechos de uma peça inédita em homenagem a amizade com o também sociólogo, crítico literário e professor Antônio Cândido, com quem Florestan trocou cartas até o final da vida e que revelou a origem do nome incomum daquele que é considerado o pai da sociologia crítica no País.

O documentário será exibido na TV Cultura, nesta quarta-feira (22​/7), às 22h45, e também no canal do YouTube e Facebook da emissora, às 20h.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato