Home Top Ad

Geleiras e os efeitos do aquecimento global são assunto de documentário na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
No terceiro e inédito episódio da série documental Terra, o Poder do Planeta, o geólogo Iain Stewart visita a Geleira Ilulissat – também conhecida como geleira Jacobshavn – , na Groenlândia (Dinamarca), que tem recuado surpreendentes 10 quilômetros por ano devido ao aquecimento global. O programa vai ao ar na TV Brasil às 20h30 de quinta-feira, dia 9.

O gelo sempre teve um papel crucial no equilíbrio e na formação da Terra. Esculpiu paisagens, desencadeou catástrofes e moldou a evolução humana. Agora, porém, o gelo pode causar a destruição da humanidade. Em décadas recentes, fluxos de ar quente conduzidos pelo oceano têm corrido com mais rapidez na Groenlândia, incluindo Jakobshavn, a geleira que mais produz icebergs no mundo. O derretimento induzido pelo oceano ocasiona a formação de icebergs gigantescos entre o Canadá e o norte da Europa.

Terra, o Poder do Planeta revela o mundo de maneiras novas e surpreendentes. O uso de imagens de satélite, com destaque para o recurso de “time lapse” – que em alguns segundos mostra imagens feitas ao longo de vários meses – joga nova luz sobre fenômenos terrestres até o momento obscuros ou de difícil visualização.

Em cada episódio, o geólogo inglês Iain Stewart explica os efeitos e a importância de uma força específica da natureza, como vento ou vulcanismo. Também examina as maneiras pelas quais essa força molda e influencia a vida na Terra, frequentemente em conjunto com outras forças.

Com cinco edições, cada uma com 60 minutos de duração, a série documental vai ao ar toda quinta-feira, às 20h30, na TV Brasil. O episódio é reprisado na madrugada para sexta, à 0h30, e no sábado da mesma semana, às 14h.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.