Prime Box Brazil estreia a série ''Submersos'' nesta terça-feira

Divulgação
O #exposed, como as denúncias de problemáticas são conhecidas, é projetado na série ficcional sobre bastidores do surfe ''Submersos''. Coprodução Brasil-Argentina, o drama policial narra a trajetória de um atleta que arrisca prestígio e fama ao se envolver em relações interpessoais marcadas por atividades criminosas, interesses, traições, tabus e alienações. A obra com os consagrados atores Guilherme Weber e Zécarlos Machado no elenco estreia nesta terça-feira (7), às 20h30, pelo canal de TV por assinatura Prime Box Brazil, estruturada em 13 episódios.

O ex-surfista Nando Oliveira (Cassio Nascimento) enfrenta dificuldades financeiras, o que o leva a exportar sua marca de produtos esportivos para o território argentino, em parceria com o mafioso Mendes (Nazareno Pereira). Fachada para o envolvimento com o tráfico internacional de pranchas revestidas por anfetaminas. Nando é sequestrado no país vizinho e, ao que tudo indica, foi vítima do amigo Gabi (Mariano Bertolini), um promoter responsável pelo lançamento no mercado local. A jornalista Flavia (Ana Costa Cecília) investiga o sumiço do amigo com o qual tem um caso em paralelo ao trabalho da polícia.

Campeão mundial, Nando sai da redoma no seu auge. “Ele encara rotina intensa para despontar o talento, mas, ironicamente, é seduzido por vícios, dentre os quais as noitadas, e ter disciplina é difícil”, avalia o roteirista Glauco Broering. “Na vida real, muitos recorrem até a religião para manter o foco”, acrescenta. O surfe é retratado como uma atividade da classe média que requer alto investimento. “Assim como outros ambientes de poder aquisitivo, o personagem precisa ceder a interesses para competir. Então, ele resolve cair fora”, explica a diretora Marcia Paraíso.

Traumas pessoais também aprisionam o protagonista. Ele se sente culpado pela morte da mãe. Rejeitado na infância, não aceita a reaproximação do pai Oliveira (Machado). Um político que esconde a relação amorosa com seu assessor Branco (Weber), o vilão que persegue o filho do parceiro. Para alcançar novos patamares, o traficante Gordo (Lucas Heymanns) desce ao asfalto. “O consumo não está nos morros, mas sim nas áreas nobres”, ressalta Marcia. “A narrativa é costurada por temas paralelos e personagens que se traem entre si”, entrega a diretora.

Nando é um homem negro, o contraponto ao estereótipo comum do surfista loiro. Para interpretar o personagem, o ator Cassiano Nascimento conviveu com atletas. Teve como dublê de cenas o surfista Fininho, apelido de José Francisco Filho. O paraibano tem uma história de superação. De origem humilde, saiu de casa aos oito anos de idade e foi morador de rua, para fugir da convivência com o pai alcoólatra e a consequente violência doméstica. Ao longo da carreira profissional, Fininho já disputou competições brasileiras, de alcance nacional e regional, e estrangeiras.

“Submersos” é ambientada entre Florianópolis e Córdoba, com equipes de produção e elenco das duas cidades. Alguns atores argentinos são Mariano Bertolini, Jorge Marrale, Liz Solari e Guillermo Pfening. Foi inteiramente rodada em “câmera na mão”, técnica que imprimiu uniformidade às cenas. As principais locações brasileiras foram Lagoa da Conceição, Praia Mole e Barra da Lagoa. A trilha sonora revisita a música latina, com destaque para o reggaeton e o rap. O tema de abertura “Hasta Siempre” foi composto pelo mexicano radicado no Brasil Sebastian Piracés-Ugarte, vocalista da banda Francisco, el Hombre.

Os argentinos Claudio Rosa e Pablo Brusa são corroteristas ao lado do cineasta brasileiro Glauco Broering. A documentarista carioca Marcia Paraíso tem no currículo o premiado longa-metragem “Lua em Sagitário” (2016). “Sou da geração de jovens da década de 1980 quando o surfe era marginalizado, geralmente praticado por uma galera que não curtia estudar e tinha nas ondas, na relação com o mar, um refúgio. Esse perfil e estereótipo do surfista mudou muito de lá pra cá com a profissionalização do esporte, o entendimento da atividade como uma fonte de renda, que precisa do suporte de um patrocinador, e alguém cuja imagem o represente. Por isso, a dedicação integral”, lembra a diretora. Assinam o audiovisual a brasileira Plural Filmes e as argentinas Germina Films, Prisma Cine, Story Lab e Bonaparte.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato