Programa Especial entrevista atletas com Síndrome de Down e revela suas rotinas de treino

Divulgação TV Brasil
Às 9h30 de sábado, dia 4, a TV Brasil reapresenta a edição do Programa Especial dedicada ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado anualmente no dia 21 de março, desde 2006. O programa entrevista desportistas que tem a Síndrome, especialistas em educação física e médicos especializados em esportes.

A repórter Fernanda Honorato conversa com a nadadora e tenista Maria Cristina de Orleans e Bragança. Bate um papo, ainda, com o nadador Gustavo de Aratanha e o faixa preta de jiu-jitsu Diogo Lavigne. O programa conta com o depoimento da cardiopediatra Tatila Nolasco.

"Fazer mais exercícios, comer menos e comida saudável. É para tomar bastante água, fazer umas boas caminhadas e muito esporte”, revela Maria Cristina, a respeito da fórmula para uma vida saudável. Ela pratica natação e tênis regularmente.

Gustavo de Aratanha optou por focar em um só esporte: natação. Desde os primeiros meses de vida, ele nada por questões terapêuticas e acabou tomando gosto pela atividade, tornando-se um atleta campeão. Além das medalhas, a natação permitiu a ele conquistar independência pessoal.

"A relação dele com a natação é um negócio espetacular porque, em grande medida, a desenvoltura dele, a independência dele, advém de praticar um esporte”, comenta Rogério de Aratanha, pai de Gustavo. “Ele vai para fonoaudióloga, pega o ônibus sozinho. E eu acho que a rotina de natação que deu essa independência a ele.”

Para a cardiopediatra Talita Nolasco, a prática de esportes desde cedo para crianças com síndrome de Down é muito importante. “O exercício vai ajudar na hipotonia, que os músculos são mais flácidos”, explica a médica. “Vai aumentar o tônus, a resistência desse músculo. A outra característica é que elas (crianças com síndrome de Down) têm os ligamentos, as articulações mais frouxas, e isso vai fortificar essas articulações, as articulações do pescoço, sobretudo, do quadril.”

Em exibição há 16 anos, agora em sua 15a temporada, o Programa Especial aborda temas como mercado de trabalho, lazer, esporte e saúde de forma inclusiva e descontraída. O programa é apresentado pela publicitária cadeirante Juliana Oliveira e tem matérias de Fernanda Honorato, a primeira repórter do país com Síndrome de Down.

Para ser 100% acessível ao telespectador, o Programa Especial conta com janela de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e audiodescrição, em que as imagens são descritas por um locutor assim que aparecem na tela, para que as pessoas com deficiência visual saibam o que está sendo mostrado.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato