Home Top Ad

Repórter Eco entrevista Ailton Krenak neste domingo na TV Cultura

Share:

Divulgação TV Cultura
O Repórter Eco deste domingo (26/7) traz uma entrevista exclusiva com um dos principais porta-vozes dos povos indígenas no Brasil: Ailton Krenak. Na edição, ele analisa o impacto da Covid-19 nas aldeias. Além de Krenak, o programa também conta com a participação de Márcio Santilli, também ativista pelos direitos dos povos indígenas, e do projeto Lobos do Pardo, que tem como foco a conservação do lobo-guará. Apresentado por Márcia Bongiovanni, vai ao ar às 18h na TV Cultura.

Filósofo, jornalista e escritor, Ailton Krenak também fala à repórter Cláudia Tavares sobre seu novo livro, O Amanhã Não Está à Venda, escrito durante a pandemia. "Nesse período, recluso com as famílias da aldeia, eu fiquei observando a ansiedade de todo mundo pra no outro dia ir fazer alguma coisa. E uma pergunta muito constante é: como vai ser o dia de amanhã? Eu acabei respondendo que o amanhã não está à venda, porque nós temos uma história muito antiga de acreditar que o dia de amanhã é nosso, que a gente já tem o dia de amanhã", pontua Krenak.

Por sua vez, Márcio Santilli, filósofo, ex-presidente da Funai e um dos fundadores do Instituto Socioambiental, traz um panorama sobre o desmatamento da Amazônia em meio à pandemia. Em entrevista à Rodrigo Piscitelli, ele afirma: "Nós vamos ter de ter uma reconstrução de instrumentos de Estado depois que passar este período de retrocesso e de desmonte. No entanto, a perspectiva é de que isso só acontecerá quando for possível eleger um presidente com outra orientação, que tenha uma preocupação estruturante".

A edição ainda traz uma reportagem sobre o projeto Lobos do Pardo, que tem como objetivo a conservação do lobo-guará, o maior canídeo da América do Sul. A espécie está ameaçada pela expansão urbana e pela agropecuária. No interior paulista, biólogos da iniciativa estudam as alterações no ambiente e pedem o apoio da comunidade para proteger a espécie.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.