Série inédita na TV Brasil revela os segredos da atmosfera terrestre

Divulgação TV Brasil
No segundo e inédito episódio de Terra, o Poder do Planeta, o geólogo Iain Stewart revela uma das principais forças naturais responsáveis por moldar o desenvolvimento da Terra. A bordo de um avião a jato, em viagem aos Andes e a Shark Bay, na Austrália, o cientista revela os fascínios da atmosfera. O programa vai ao ar na TV Brasil, às 20h30 de quinta (2).

Apesar de invisível, inodora, insípida e por vezes intangível, a atmosfera é uma das condições para a vida na Terra. Trata-se da camada que protege o planeta dos raios cósmicos e fornece o oxigênio necessário à vida.

Stewart mostra que o ar é como um fluido que preenche o mundo, responsável por fenômenos como a erosão das rochas e a formação de dunas de areia. Também controla o clima do mundo. Na Argentina, em um dos lugares mais tempestuosos da Terra, o cientista observa uma enorme tempestade ganhar força e explica as energias envolvidas.

A atmosfera da Terra é completamente diferente da de qualquer outro planeta. E de acordo com as leis normais da química, nem deveria existir. O extraordinário na atmosfera está na maneira como se formou. Quando o planeta nasceu, a atmosfera era composta de gases vulcânicos nocivos, não havia sinal do oxigênio de que os seres humanos dependem hoje.

Shark Bay, Austrália, é lar de algumas das formas de vida mais antigas do planeta: os estromatólitos. Essas bactérias simples foram os primeiros organismos a fotossintetizar e, com isso, bombearam oxigênio para o ar. Uma revolução, segundo Stewart. A camada de ozônio se formou e protegeu o planeta dos raios UV. E ainda permitiu o desenvolvimento de um novo tipo de vida, capaz de queimar oxigênio para sustentar um modo de vida mais complexo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato