Série inédita na TV Brasil revela os segredos da atmosfera terrestre

Divulgação TV Brasil
No segundo e inédito episódio de Terra, o Poder do Planeta, o geólogo Iain Stewart revela uma das principais forças naturais responsáveis por moldar o desenvolvimento da Terra. A bordo de um avião a jato, em viagem aos Andes e a Shark Bay, na Austrália, o cientista revela os fascínios da atmosfera. O programa vai ao ar na TV Brasil, às 20h30 de quinta (2).

Apesar de invisível, inodora, insípida e por vezes intangível, a atmosfera é uma das condições para a vida na Terra. Trata-se da camada que protege o planeta dos raios cósmicos e fornece o oxigênio necessário à vida.

Stewart mostra que o ar é como um fluido que preenche o mundo, responsável por fenômenos como a erosão das rochas e a formação de dunas de areia. Também controla o clima do mundo. Na Argentina, em um dos lugares mais tempestuosos da Terra, o cientista observa uma enorme tempestade ganhar força e explica as energias envolvidas.

A atmosfera da Terra é completamente diferente da de qualquer outro planeta. E de acordo com as leis normais da química, nem deveria existir. O extraordinário na atmosfera está na maneira como se formou. Quando o planeta nasceu, a atmosfera era composta de gases vulcânicos nocivos, não havia sinal do oxigênio de que os seres humanos dependem hoje.

Shark Bay, Austrália, é lar de algumas das formas de vida mais antigas do planeta: os estromatólitos. Essas bactérias simples foram os primeiros organismos a fotossintetizar e, com isso, bombearam oxigênio para o ar. Uma revolução, segundo Stewart. A camada de ozônio se formou e protegeu o planeta dos raios UV. E ainda permitiu o desenvolvimento de um novo tipo de vida, capaz de queimar oxigênio para sustentar um modo de vida mais complexo.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem