Antonio Fagundes é um dos destaques de nova série sobre teatro do canal Curta!

A evolução da arte teatral no Brasil é documentada pela série ''Companhias do Teatro Brasileiro'', que terá estreia exclusiva no canal Curta!, ainda este ano. A história será contada através da experiência das companhias e grupos que marcaram época, desde a primeira organização – a do ator João Caetano, fundada em 1833 -, até o revolucionário Grupo Macunaíma que, em 1978, projetou nosso teatro no cenário internacional. Outros conjuntos históricos como o Teatro Brasileiro de Comédia, o Teatro Experimental do Negro, a Cia. Dulcina-Odilon, o grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, o Teatro de Arena e o Teatro Oficina também estão retratados na série. São 15 episódios, cada um dedicado a uma companhia.

Tema de um dos episódios, a Cia. Estável de Repertório, que funcionou entre 1981 e 1991, foi uma idealização do ator Antonio Fagundes. Em depoimento ao programa, ele relembra que seu sucesso à frente daquele grupo teatral se deveu, em parte, a uma bronca que levou de um espectador de dedo em riste. O sujeito havia enfrentado dificuldades para achar o teatro (que não tinha letreiro), comprar ingresso e até mesmo entender o fim da peça.

Fagundes conta que respondeu ao homem: "eu lhe dou razão em 200% do que o senhor falou. Eu só peço um favor ao senhor: que preste atenção no que eu vou fazer daqui pra frente. Eu vou atender a cada item que o senhor falou". Foi então que começou a fazer debates com a plateia, a tornar suas peças mais "comunicáveis" e a ficar na bilheteria para entender o perfil do público, além de ter alugado um teatro mais confortável, com ar condicionado e estacionamento próximo. Assim, a sua companhia deslanchou.

''Companhias do Teatro Brasileiro'' é dirigida por Roberto Bomtempo e tem previsão de estreia no último trimestre de 2020. A série é uma produção da Camisa Listrada, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato