Grazi Massafera e elenco comentam a volta da edição especial de 'Flor do Caribe'

Divulgação Globo/Estevam Avellar
O casal Ester (Grazi Massafera) e Cassiano (Henri Castelli) volta, a partir do dia 31 de agosto, a viver a saga iniciada na bela Vila dos Ventos – cidade fictícia situada no litoral brasileiro – em ´Flor do Caribe', e traz de volta o frescor das dunas e a brisa das imagens gravadas nas praias do Rio Grande do Norte e também na Guatemala à programação da Globo. Sete anos depois da primeira exibição, o público vai ter a chance de conhecer e rever a história desse casal: uma mulher, que será capaz de ultrapassar os obstáculos impostos pela vida para ficar com seu grande amor, e um homem, que desafia o destino em nome da justiça e em busca de seu amor interrompido.    
  
O diretor artístico Jayme Monjardim e elenco comemoram a reexibição da trama e falam sobre os grandes momentos e aprendizados do projeto. Para Monjardim, ter Grazi Massafera no papel de Ester foi fundamental para o sucesso da novela, que é solar e cheia de energia. “A nossa novela foi tão realista. E isso não é fácil para um ator experiente, nem com pouca experiência. Nem para nós que dirigimos é fácil fazer com que o ator esteja à flor da pele. Em ‘Flor do Caribe’, o mais importante é a qualidade do elenco. E a Grazi como protagonista fez um trabalho incrível, conseguiu dar uma veracidade à personagem”, elogia o diretor. 
Grazi Massafera destaca que protagonizar a novela abriu muitos caminhos em sua carreira, que, conciliados à sua dedicação, entrega e estudo, resultaram em críticas positivas aos seus trabalhos e à indicação ao Emmy por Larissa de ´Verdades Secretas´, em 2015. “Eu estava à flor da pele por conta da maternidade. Tinha acabado de ter a Sofia - ela tinha três meses no início das gravações. O trabalho de protagonista é intenso. Eu fui aproveitando cada momento, curtindo estar ao lado da Angela Vieira e do Juca de Oliveira (seus pais na trama). Eu ficava até quando não era cena minha, ficava do lado para assistir. Também foi a primeira protagonista que eu fiz interpretando uma mãe, e ainda estava tateando esse lugar. Mas ali eu aprendi a trabalhar e resolver a minhas questões”, reflete a atriz. 
Para Rita Guedes, a maternidade também é uma lembrança que vem à mente quando ela fala de Doralice. “A minha personagem sofreu muito a novela inteira, queria a todo custo engravidar. Ela foi passando por vários obstáculos até conseguir isso. Teve que decidir entre ter a maternidade da maneira que ela sempre sonhou, e abrir mão do casamento, da família que ela já tinha construído com o Quirino (Aílton Graça). E a personagem sempre nos mostra um outro olhar. A Doralice foi uma das mais diferentes e distantes da minha visão de mundo. Ela tinha desejos completamente diferentes dos meus. Ela me deu outro olhar sobre família e maternidade. Tinha uma paz, uma tranquilidade, um amor imensurável”, avaliou a atriz.   
Situação inversa viveu Cyria Coentro, que, na verdade, reviu o tipo de mãe que levou à TV ao interpretar Bibiana. “Eu faço muitas mães, e tenho a tendência de fazer personagens com uma carga dramática muito densa, que passam por tragédias. Eu sou mãe, sempre quis ser, me preparei. Ser mãe é uma coisa que me toma tempo, e dedico minha atenção para isso. Cada personagem me mostra diferentes facetas da maternidade. Bibiana era mais solar, mais feliz, o Hélio era um filho mais problemático, ma,s apesar dele, experimentei esse lugar mais doce. E tive que me reinventar”, comparou ela. 
Os desafios encontrados durante o trabalho e as experiências vividas nas viagens e na troca diária com os colegas fizeram a diferença no resultado final que foi apresentado. Para Luiz Carlos Vasconcelos, as principais lembranças são das cenas dramáticas e da entrega física a algumas delas. “O meu personagem, o Donato, me levava a locais muito dolorosos. Vivi ao longo da novela uma gama de cenas muito fortes, cenas de confronto comigo mesmo”, relembra o ator. 
Juca de Oliveira, que interpretou Samuel, falou sobre os caminhos feitos para a construção de seu personagem. “Eu estou de pleno acordo com Jayme quando ele diz que não há cena fácil. A trajetória do Samuel era complicadíssima. Com cinco anos, ele assiste ao encarceramento dos seus pais nos crematórios nazistas, imaginem o trauma desse menino. Ele não consegue se livrar desse terror, mas consegue fugir para o Brasil, chega nesse paí,s absolutamente maravilhoso, bem distante daquele trauma que ele viveu. Aqui, a vida fica absolutamente maravilhosa, mas, de quando em quando, volta tudo. Era um personagem muito complexo, e eu passei a consultar judeus egressos da hecatombe nazista no Brasil e também psiquiatras para saber como era o comportamento de pessoas que tiveram esse passado e como elas poderiam se revolver”, contou ele, que também celebra a oportunidade de rever esse trabalho: “Nós, atores, somos uma espécie de quadrilha. Vivemos juntos. Saímos juntos. E, de repente, poder nos assistir novamente é uma espécie de reencontro, uma alegria extraordinária”. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato