Nova série do HISTORY revela segredos sobre a participação da América Latina na Segunda Guerra Mundial

Divulgação History
Na semana em que é celebrado o 75º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, o History estreia a produção original Segredos de Guerra (Secretos de Guerra) no dia 4 de setembro, série documental que apresenta os acontecimentos mais importantes e fatos desconhecidos sobre a participação do Brasil, México, Argentina, Chile, Peru, Cuba e demais países da América Latina no conflito bélico. As histórias apresentadas são divididas em quatro eixos temáticos: espionagem, diplomacia, economia e atuação na frente de batalha.

Em quatro episódios, a nova minissérie do History combina agilidade narrativa com rigor histórico e reconta os diferentes momentos da guerra, entre os anos 1938 e 1945, além dos períodos pré e pós-guerra, e seu impacto na região. Da importância da Força Expedicionária Brasileira (FEB), passando pelo esquadrão de aviação mexicano, os Águias Astecas, até a rede de espionagem nazista na Argentina.

Cada episódio de Segredos de Guerra traz material histórico de época, imagens de arquivo, recriações ficcionais e depoimentos de historiadores, pesquisadores, analistas políticos, jornalistas e ex-combatentes, reforçados pelo historiador mexicano Alejandro Rosas, que ajudará a entender melhor o envolvimento dos países latino-americanos no confronto bélico mais importante do século XX. O ator mexicano Juan Pablo Medina (A Casa das Flores) é o narrador da produção.

Alguns segredos de guerra incluem a espiã alemã que flertou com Cantinflas, no México; os mapas falsos encontrados na Argentina em plena Guerra Fria; experimentos genéticos nazistas no Brasil, realizados por Joseph Mengele; a invasão de japoneses ao Peru depois do ataque a Pearl Harbor; a venda do petróleo mexicano ao Terceiro Reich; a filmagem de uma propaganda pelo cineasta Orson Welles no Brasil; e a política de boa vizinhança de Walt Disney, então embaixador diplomático dos Estados Unidos.

A docussérie também aborda a história dos pilotos nazistas da Luftwaffe que secretamente imigraram para a Colômbia e fundaram a companhia aérea Scadta (que mais tarde se tornaria a Avianca), o conflito naval entre britânicos e alemães, que ficou conhecido como a Batalha do Rio da Prata, as conspirações sobre a morte de Carlos Gardel, entre outros segredos.

HISTORY 20 anos

Este ano, o History celebra seu 20º aniversário na América Latina e seu 25º nos Estados Unidos. A estreia de Segredos de Guerra faz parte das comemorações. Com um conteúdo relevante, o canal chega a milhões de pessoas em todo o mundo, oferecendo à sua audiência uma programação histórica e de entretenimento perspicaz, com séries e especiais premiados.

Sinopses dos episódios:

4/9, sexta-feira, 21h30 - As veias abertas – Além da economia e dos negócios, a propaganda de guerra se impõe nas turnês protagonizadas por figuras da indústria cultural pela América Latina, promovendo o ideário antifascista e o suporte estratégico à luta na linha de frente. Walt Disney, Orson Welles e outros "embaixadores culturais" percorrem países como México, Brasil, Argentina e Chile, recolhendo adesões para mostrar uma sólida frente comum, ao passo que as cidades ensaiam simulações de bombardeio.

11/9, sexta-feira, 21h30 – O eixo latino da Segunda Guerra - Com a entrada dos EUA na contenda mundial, em dezembro de 1941, a América abandona a neutralidade. Um por um, os países latinos começam a participar da disputa no plano comercial, pois o grupo Aliado (EUA, Inglaterra e França) e as potências do Eixo (Alemanha, Japão e Itália) requerem seus recursos naturais (petróleo e minerais) para abastecer a maquinaria militar. A guerra deixa de ser só um tema de conversas e se transforma em parte da vida cotidiana da população.

18/9, sexta-feira, 21h30 – Luz na escuridão - A contraespionagem cresce em cada uma das capitais latino-americanas. Agentes e espiões cruzam fronteiras e plantam intrigas nos gabinetes presidenciais. As redes clandestinas expandem as suas conexões com a sociedade civil e as indústrias. Em teatros, salões e praças, a população latina toma partido realizando doações e festivais, além de oferecer soldados, médicos, enfermeiros e técnicos aos exércitos que enfrentam batalhas nas diferentes linhas de frente da Europa e do Pacífico.

25/9, sexta-feira, 21h30 – Revelando o passado - Os casos de refugiados e prisioneiros expõem a perseguição a grupos étnicos e sociais (judeus, eslavos, apoiadores do regime nazista ou simples estrangeiros residentes na América Latina), como o pior efeito colateral da guerra. O cenário se inverte assim que as potências do eixo se rendem: os aliados iniciam o recrutamento dos vencidos para a sua nova Guerra Fria, e começa a fuga e a perseguição de criminosos nazistas na América do Sul, histórias que ainda ressoam no imaginário latino. Classificação indicativa: 14 anos

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato