Home Top Ad

''O Paradoxo da Democracia'' e ''O Método'' são algumas das atrações do Curta!

Share:

Divulgação Curta!
A democracia representativa vem sendo tema de discussões ao redor do mundo. Sua prevalência como sistema e sua própria definição têm sido colocadas à prova por movimentos sociais e grupos da sociedade civil em nações como Estados Unidos, França, Egito, Ucrânia e Brasil. Nos últimos anos, golpes de estado foram consolidados, governos caíram e outros foram substituídos por alternativas bastante controversas.

Tais dilemas e desafios são tema do documentário “O Paradoxo da Democracia”, do diretor Belisario Franca (“Soldados do Araguaia”/2018, “Amazônia Eterna”/2014), a ser exibido no Curta!. Produzida pela Giros Filmes, o longa foi viabilizado pelo canal através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A exibição é na Sexta da Sociedade, 14 de agosto, às 22h30.

Quinta do Pensamento – 13/08

21h – “Pessoas — Contar para viver” (Documentário)

E se existisse um museu que, em vez de abrigar objetos materiais, coletasse e expusesse as histórias de vida de pessoas, famosas ou anônimas? Pois essa é a missão do Museu da Pessoa, que mantém, na internet, um rico acervo com mais de 18 mil depoimentos e cerca de 62 mil fotos e documentos. Convidados pela fundadora do museu, Karen Worcman, e pela produtora Minom Pinho, cinco documentaristas — Marcelo Machado, Marco Del Fiol, Pedro Cezar, Tatiana Toffoli e Viviane Ferreira — mergulharam nessas histórias de vida, como a de Amir Klink, que cruzou o Atlântico numa canoa, ou a de Tula Pilar, empregada doméstica que se tornou poeta. Desse material, nasceu o documentário “Pessoas — Contar Para Viver”, que retrata a vitalidade dos brasileiros e também as desigualdades que marcam a nossa sociedade. Diretor: Marcelo Machado, Marco Del Fiol, Pedro Cezer, Tatiana Toffoli e Viviane Ferreira. Duração: 90min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 14 de agosto, sexta-feira, à 01h e às 15h10; 15 de agosto, sábado, às 13h10; 16 de agosto, domingo, às 20h24

Sexta da Sociedade – 14/08

22h30 - “O Paradoxo da Democracia” - (Documentário)

Na última década, democracias tão distintas quanto Brasil, EUA, França, Egito e Ucrânia foram tomadas por protestos de rua que tiveram, como elemento unificador, a insatisfação com a política tradicional. Todos os seus governos caíram, seja pela força ou por vias constitucionais. Ainda assim, a crise continua viva e produzindo resultados que deixam o mundo inteiro perplexo. "O Paradoxo da Democracia" é um documentário que se debruça sobre essa perplexidade, trazendo análises de intelectuais e atores políticos como Steven Levitsky, Jacques Rancière, Juan Carlos Monedero, Angela Alonso e Yascha Mounk, entre outros. Diretor: Belisário Franca. Duração: 70 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 15 de agosto, sábado, às 02h40 e 15h; 16 de agosto, domingo, às 22h30; 17 de agosto, segunda-feira, às 16h30; 18 de agosto, terça-feira, às 10h30.

Sábado – 15/08

21h20 – Coleção Arte Presente em Inhotim (Série) — Episódio “Miguel Rio Branco”

Na mesa de luz de sua casa-ateliê na serra fluminense, o artista apresenta os originais das obras expostas em Inhotim, enquanto revela a centralidade da ideia de montagem em seu trabalho. O programa investiga, ainda, a sua atuação como diretor de fotografia de cinema, momento pouco conhecido de sua trajetória, e sua produção mais recente, marcada por instalações imersivas em que a fotografia perde qualquer protagonismo. Diretor: Pedro Urano. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 16 de agosto, domingo, às 12h20.

Domingo – 16/08

14h – “O Método” (Documentário)

“O Método” desvenda, interpreta e revela as ferramentas utilizadas por experientes documentaristas na arte e no ofício de representar a realidade. Entre os entrevistados, estão Eduardo Coutinho, Eduardo Vilela Thielen, Inge Altemeier, Joachim Tschirner, Kerstin Stutterheim, Luiz Eduardo Jorge e Silvio Tendler. Diretores: Liliana Sulzbach, Carlos Roberto Franke. Duração: 80 min. Classificação: Livre.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.