CNN Brasil pode lançar canal esportivo e transmitir o Campeonato Brasileiro, diz site

Reprodução
Os bastidores dos direitos de transmissão continuam movimentados. De acordo com informações apuradas pelo site Notícias da TV, que a CNN Brasil está negociando com a Turner a compra dos jogos do Campeonato Brasileiro. A movimentação começou após a Globo mencionar na Justiça que a gigante norte-americana está desrespeitando a Lei da TV Paga brasileira.

De acordo com a legislação, a Turner não pode exibir os jogos da competição em seus canais em razão de sua ligação com a Sky. Ambas são controladas pela AT&T. A Lei de Acesso Condicionado, de 2011, proíbe que um mesmo grupo produza conteúdo e mantenha operadoras de televisão ou telefonia. 

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e a Ancine (Agência Nacional do Cinema) ainda estão analisando o caso da AT&T. O temor do grupo é que de uma hora para outra uma decisão judicial retire o Campeonato Brasileiro da Turner, que tem acordo com oito clubes (Athletico-PR, Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos) da Série A até 2024.

A negociação da CNN Brasil acontece diretamente com a divisão de esportes da Warner Media USA, com quem o CEO do canal de notícias, Douglas Tavolaro, tem bom relacionamento.

A CNN Brasil, 100% brasileira e licenciada da empresa americana, seria a solução estratégica para que os direitos permaneçam no grupo AT&T e com o apoio dos clubes brasileiros.

O canal trabalha com duas frentes: transmitir os jogos na própria CNN Brasil, o que seria algo mais emergencial, ou lançar, em médio prazo, o CNN Esportes. A iniciativa pode minar o embate da Globo com o grupo AT&T.

Globo x Turner

Em ação judicial, que corre na 3ª Vara Cível da Justiça do Rio de Janeiro, a Globo considera que a Turner "jamais poderia adquirir e explorar direitos de eventos esportivos realizados no país, sob pena de evidente afronta à norma legal".

"Também por essa razão, não se pode permitir a transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro pelas requeridas, em especial os jogos cujos direitos já foram validamente cedidos à Globo", complementa a emissora no documento, que tem mais de 30 páginas.

No momento, a Turner está proibida de exibir jogos do Brasileirão envolvendo clubes com os quais não tem contrato. O canal fez um movimento de que se beneficiaria da Medida Provisória 984, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, que dá ao time mandante o poder sobre a exibição de suas partidas, mas voltou atrás.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato