Com o Japão como destino, nova temporada do 'Que Mundo É Esse?' estreia na GloboNews

Divulgação Globo
Um país de cultura milenar e uma história de superação que são motivos de orgulho para a população. Mas como manter o peso de tradições e lembranças em um mundo tão globalizado? Para entender o Japão sob um novo olhar, André Fran, Rodrigo Cebrian e Michel Coeli visitaram o país na nova temporada de 'Que Mundo É Esse?', que estreia na GloboNews neste domingo, dia 13, às 23h30. 
 
O primeiro episódio mostra a lendária “Floresta do Suicídio”, localizada em Aokigahara e destino de dezenas de pessoas que querem tirar as próprias vidas. Para Michel Coeli, a  beleza e o silêncio do local chamam a atenção. “O Japão já é habitualmente um país silencioso, mas a ausência de barulho no entorno da floresta, mesmo com comércio e gente praticando esportes, torna o local ainda mais sombrio. É muito lindo, com o Monte Fuji atrás, mas tem uma energia triste”, revela o jornalista.  
 
Gravada no início de fevereiro, a série tinha como objetivo inicial apresentar o país neste ano importante, considerado como uma nova era para os japoneses por causa da proclamação do novo imperador e pela realização dos Jogos Olímpicos, em julho. Porém, a pandemia mudou tudo. Ao mesmo tempo em que o trio desembarcava em Tóquio, um cruzeiro atracado no porto de Yokohama, próximo à capital japonesa, era o segundo maior epicentro de covid-19 no mundo. “Quando entendemos a real situação do navio, fizemos muita força para estar o mais próximo possível do local. Tentamos diversos caminhos para conseguir acesso ao porto e achamos um taxista disposto a nos levar, que conhecia bem a área”, conta Rodrigo Cebrian.
 
Em cinco episódios, "Que Mundo É Esse?" mergulha na cultura do Japão e mostra como os antigos costumes ainda interferem na vida dos novos japoneses. A equipe vai até a cidade de Nara, onde conversa com aprendizes de “gueixa” para entender a relação da tradição com os conceitos atuais do feminismo. “Apesar de ser um país globalizado e completamente desenvolvido tecnologicamente, eles ainda lidam com alguns assuntos de forma muito arcaica. Um é a submissão das mulheres. Entre os países de primeiro mundo, o Japão é um dos piores em igualdade de gênero”, comenta André Fran.
 
Também nesta temporada, o programa viaja para Hiroshima e confere de perto os impactos da bomba atômica e suas consequências, até hoje, para os japoneses. Ao final de uma visita ao Museu da Paz, André, Rodrigo e Michel têm a valiosa oportunidade de conversar e aprender com um sobrevivente do ataque de 6 de agosto de 1945, que mudou para sempre a história do Japão. Além disso, para sentir a vivência de um terremoto e aprender como reagir, os jornalistas participam de uma simulação do fenômeno. 
 
Os episódios da temporada de ''Que Mundo É Esse? – Japão'' também estão disponíveis no Globoplay. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato