TV Cultura - Destaques da semana de 21 a 27 de setembro

Elas - Lilian Lemmertz
Divulgação TV Cultura

Conheça os destaques da programação da TV Cultura de 21 a 27 de setembro.

Elas - Lilian Lemmertz

Nesta segunda-feira (21/9), a série Elas retrata a vida e carreira da atriz Lilian Lemmertz. Com uma interpretação minimalista e grande intensidade de emoção, a artista levou para o cinema um estilo próprio de atuar. Considerada uma diva do cinema brasileiro, Lilian se tornou inspiração para muitas atrizes. No episódio, Luciana Vendramini entrevista a atriz Julia Lemmertz, filha de Lilian. Vai ao ar às 19h45, na TV Cultura.

Roda Viva - Ana Maria Braga

Nesta segunda-feira (21/9), o Roda Viva entrevista a apresentadora Ana Maria Braga. Esta é mais uma edição da série que marca os 70 anos da televisão no Brasil. No programa, entre outros assuntos, Ana fala sobre sua trajetória na TV e os desafios enfrentados em sua vida pessoal, como a recente luta contra o câncer, que encarou com transparência, além das mudanças impostas pela pandemia. O Roda Viva conta com uma bancada de entrevistadores formada por Fefito, jornalista do UOL e da TV Gazeta; Janaína Nunes, jornalista da TV Record; Ana Lucia Ribeiro, jornalista da TV Democracia; Renata Simões, repórter do programa Metrópolis da TV Cultura; e Paulo Sampaio, jornalista do UOL. Há ainda a participação do cartunista Paulo Caruso. Apresentado por Vera Magalhães, o programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, site da emissora, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn.

#Provoca - Frejat

O #Provoca desta terça-feira (22/9), vai ao ar com o cantor, produtor, compositor e guitarrista Frejat. Na edição, ele fala sobre a parceria com Cazuza e afirma que "se tem uma coisa que o Cazuza me ensinou é brigar até o fim". O cantor ainda fala sobre sua trajetória musical, família e política. Com apresentação de Marcelo Tas, o programa é exibido às 22h15, na TV Cultura e no YouTube.

Mosaicos - A Arte de Gonzaguinha

Nesta terça-feira (22/9), Gonzaguinha, que completaria 75 anos neste dia, é a atração no programa Mosaicos. O especial retrata a trajetória do cantor e compositor, trazendo participações especiais de MPB-4, Daniel Gonzaga, Marília Medalha, Luiza Possi e Gisella. Além disso, a edição traz imagens do acervo da TV Cultura que mostram as participações históricas do artista em programas da emissora, como MPB Especial (1973), Ponto de Encontro (1978), Vox Populi (1982) e Ensaio (1990). São registros que revelam ao público a personalidade controvertida de Gonzaguinha, além de seu talento incontestável. Vai ao ar a partir da meia-noite, na TV Cultura.
Opinião - Luta da Pessoa com Deficiência

Na semana em que se comemora o Dia da Pessoa com Deficiência, o Opinião tem como temática a luta diária desse grupo. Na quarta-feira (23/9), o jornalístico aborda os desafios enfrentados por esses homens e mulheres, especialmente em tempos de pandemia. Para tratar do assunto, o programa conversa remotamente com o jornalista cadeirante especializado em acessibilidade Jairo Marques, com o professor de libras Alan Godinho, que terá a tradução feita pelo intérprete Hélio Fonseca, e com o consultor técnico em tecnologia assistiva Leonardo Gleison, que é cego. Com apresentação de Andresa Boni, vai ao ar às 22h15, na TV Cultura e no YouTube.

Revista do Esporte

Nesta quarta-feira (23/9), o Revista do Esporte fala sobre as partidas da rodada da Libertadores, que tem o clássico Gre-Nal e o embate entre Palmeiras e Guaraní, do Paraguai. O trio de comentaristas composto por Roberto Rivellino, Celso Unzelte e Arnaldo Ribeiro também analisa o Campeonato Brasileiro com o jogo entre Corinthians e Sport, no Recife. A apresentação é de Vladir Lemos e o programa vai ao ar a partir das 20h45, na TV Cultura.

Ensaio - Gonzaguinha

Ainda na programação especial em comemoração aos 75 anos que Gonzaguinha faria no dia 22/9, vai ao ar nesta quarta-feira (23/9), o programa Ensaio com o cantor e compositor. Na edição, Gonzaguinha conversa com Fernando Faro e apresenta alguns de seus sucessos, como Grito de Alerta e Lindo Lago do Amo, acompanhado de Fubá no triângulo e Nenê na zabumba. O cantor relembra sua infância, problemas com censura em sua trajetória e outros fatos, durante a conversa que foi gravada em 1990, no Teatro Franco Zampari. É exibido na noite de quarta para quinta-feira (24/9), à 1h, na TV Cultura.

Papo de Mãe - Influenciadores Digitais

Nesta quinta-feira (24/9), o Papo de Mãe fala sobre influenciadores digitais. Hoje em dia, há muitos "influencers" na internet e eles impactam, principalmente, as crianças. Por isso, é muito importante os pais ficarem sempre atentos ao conteúdo que seus filhos consomem. Mas existe o lado de quem assiste e o de quem faz: como é a vida de crianças e adolescentes youtubers? A convidada do programa, Raissa Chaddad, já fazia sucesso antes de se tornar influenciadora, como atriz de Chiquititas. Hoje, a adolescente tem mais de 8 milhões de seguidores somente no Instagram, e sua mãe conta como faz para preservar a vida e a privacidade da filha. Com apresentação de Mariana Kotscho e Roberta Manreza, o programa inédito vai ao ar às 19h10, na TV Cultura.

Os Campeões de Audiência - Segundo episódio

Vai ao ar nesta quinta-feira (24/9), o segundo episódio da série documental inédita Os Campeões de Audiência. Para celebrar os 70 anos da TV brasileira, a produção dirigida por Henrique Bacana conta com mais de 70 grandes nomes que fazem parte da trajetória da televisão. Com um merecido espaço às novelas, telejornais, humorísticos, programas de auditório, femininos e infantis, enfim, grandes e inesquecíveis produções que marcam gerações, é exibida a partir das 22h15, na TV Cultura.

Fronteiras do Pensamento - Janna Levin

Na quinta-feira (24/9), na série Fronteiras do Pensamento, a física teórica e astrônoma norte-americana Janna Levin oferece suas perspectivas potentes e únicas sobre uma das questões que mais afligem o mundo atual. Com os olhos voltados para o universo, a respeitada cientista busca compreender os buracos-negros e as ondas gravitacionais no espaço-tempo. Além de seu trabalho como pesquisadora, Levin ainda é uma grande divulgadora da ciência por meio dos romances que escreve. Em Fronteiras do Pensamento, a astrônoma medita sobre questões preciosas da nossa existência e, claro, sobre a ciência e seu papel unificador. Vai ao ar às 23h45, na TV Cultura.
Cine Brasil - Uns Braços - Machado de Assis

Na sexta-feira (25/9), é exibido na faixa Cine Brasil o filme Uns Braços, baseado no conto homônimo de Machado de Assis. Em pleno final do século XIX, no Rio de Janeiro, o jovem Inácio, que mora de favor na casa de Borges, patrão de seus pais, apaixona-se perdidamente pelos braços da esposa do homem. Ela, por sua vez, repara nos traços quase adultos do rapaz. Sonhos e desejos se misturam com a realidade. Vai ao ar a partir das 23h15, na TV Cultura.

Cultura Livre - Mônica Salmaso

No sábado (26/9), no Cultura Livre, a apresentadora Roberta Martinelli recebe a cantora Mônica Salmaso, que apresenta suas canções de forma intimista, diretamente de sua casa. No quadro Canção do Isolamento, o programa tem a participação do grupo Jonnata Doll & Os Garotos Solventes. Já o Clássico da Semana é o disco Jovem Guarda, de Roberto Carlos, lançado no ano de 1965. A atração vai ao ar a partir das 18h, na TV Cultura.

Cultura & Design - Segundo episódio

No sábado (26/9), vai ao ar o segundo episódio de Cultura & Design, programa que traz diversos projetos do mundo do design, arquitetura, construção, decoração e suas influências por meio de diferentes quadros e especialistas da área. No quadro Portas Abertas, é a vez da Casa de Vidro de Lina Bo Bardi, enquanto o Momento Design é exibido com o arquiteto David Bastos. Ronnie Von está no quadro Meu Favorito e no Sabor Design, o acarajé é o foco. Com esses e outros quadros, a atração é exibida a partir das 20h45, na TV Cultura.

Talentos - Repescagem

No sábado (26/9), o Talentos entra em sua fase de repescagem. Nesta etapa, seis participantes (os terceiros mais bem votados de cada uma das seis eliminatórias) disputam quatro vagas para as semifinais do concurso. O programa ainda conta com a participação remota dos candidatos já eliminados, que fazem o número de abertura da edição. Além disso, o apresentador Jarbas Homem de Mello mostra sua performance com o musical Redescobrir, de Elis Regina. A atração vai ao ar às 22h15, na TV Cultura.

Clássicos - Ópera - O Guarani

No sábado (26/9), o Clássicos apresenta a ópera O Guarani, do compositor brasileiro Carlos Gomes. A obra se trata de uma ópera em quatro atos, em italiano, baseada no romance homônimo de José de Alencar. Estreou em Milão no ano de 1870, com tremendo sucesso. Vai ao ar a partir das 23h30, na TV Cultura.

Sr. Brasil - Luiz Salgado e Lucy Alves

No Sr. Brasil deste domingo (27/9), Rolando Boldrin recebe os músicos Luiz Salgado e Lucy Alves. Na abertura do programa, o apresentador declama versos de Romanceiro da Inconfidência, reunião de poemas de Cecília Meireles. Golpe à Beira Mar, Disparada e O Baobá são algumas canções apresentadas na edição. Vai ao ar às 9h, na TV Cultura.

Planeta Terra - Superpais Animais - Por Conta Própria

A faixa Planeta Terra exibe neste domingo (27/9) o primeiro episódio da série Superpais Animais, que mostra estranhas e maravilhosas histórias de alguns dos pais solteiros da natureza. Certos animais, como o macaco lóris lento, a foca de Weddell, o dragão marinho ou a fêmea do polvo gigante do Pacífico, precisam de muito empenho e dedicação se quiserem ver seus filhotes atingirem a idade adulta. O episódio é exibido a partir das 17h, na TV Cultura.

Persona - Tatiana Belinky (In Memorian)

O Persona deste domingo (27/9) homenageia a escritora Tatiana Belinky. Nascida na Rússia, chegou ao Brasil com dez anos de idade e aqui construiu sua trajetória na literatura contemporânea infantojuvenil. Também trabalhou com tradução, adaptação e criação de peças infantis, como foi o caso de Os Três Ursos, sucesso na TV Tupi em 1952. Com mediação de Atilio Bari, vai ao ar às 21h30, na TV Cultura.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato