Canais da Conmebol TV incomodam operadoras rivais de TV paga

Reprodução

O novo serviço de pay-per-view da entidade que comanda o futebol sul-americano, a Conmebol TV causou um incômodo no mercado de TV paga. Isso porque o canal, que mostra parte dos jogos da Libertadores e todos os duelos da Copa Sul-Americana e Recopa, é exclusivo para assinantes de Claro e Sky.

De acordo com informações apuradas pelo site Notícias da TV, as operadoras como Vivo, Oi e operadoras regionais ficaram surpresas com a rapidez com que o novo streaming foi lançado. E, ao consultarem a Conmebol, as companhias descobriram que há um acordo de exclusividade com as duas concorrentes, que contam com cerca de 12 milhões de clientes pelo país. 

A Associação Neo, que reúne cerca de 150 empresas do setor de TV por assinatura e banda larga, aponta esse acordo como algo ruim para os consumidores, considerando que a Claro e a Sky não chegam em algumas regiões do Brasil. 

"É ruim para o mercado. Até mesmo porque você pode perde todo o potencial que pode ser explorado através da banda larga, que é o nosso grande forte, não é mais a própria TV por assinatura. É um problema quando você determina exclusividade de um conteúdo tão interessante quanto esse", aponta Alex Jucius, presidente da Neo. 

Claro e Sky se apresentam como "patrocinadoras" da Conmebol TV. A produção do conteúdos e as equipes das transmissões são do BandSports, que fez uma parceria com a entidade sul-americana, dona do pay-per-view. 

A lei da TV por assinatura (ou Lei do SeAC) proíbe que uma empresa distribua e produza conteúdo ao mesmo tempo. Ou seja, não é permitido que as operadoras tenham os seus próprios canais. A Claro, no entanto, tem atuado para mudar esse cenário. 

Com Disney e Globo liberadas para distribuírem seus canais e produções originais em plataformas online, a Claro lançou um produto que leva os canais de TV paga à internet (a Claro Box) e pretende potencializar o alcance do Now, plataforma de vídeo sob demanda, com a possibilidade de assinatura digital de seus serviços exclusivos, como a própria Conmebol TV.

Novo serviço de pay-per-view da entidade que comanda o futebol sul-americano, a Conmebol TV causou um incômodo no mercado de TV paga brasileira. Isso porque o canal, que mostra parte dos jogos da Libertadores e todos os duelos da Copa Sul-Americana, é exclusivo para assinantes de Claro e Sky.

Empresas do setor têm atuado nos bastidores para que o streaming do futebol sul-americano também fique disponível para compra online, sem a necessidade de o cliente ter vínculo com determinada operadora. "É possível distribuir o produto para a banda larga, pelo pay-per-view, como funciona o Premiere Play", aponta o presidente da Associação Neo. 

A Conmebol TV tem o valor mensal de R$ 39,90 e pode ser acessada na TV por assinatura e no streaming da Sky (Sky Play) e da Claro/Net (Now). O serviço foi criado como uma consequência do fim do acordo do Grupo Globo com a Libertadores, os jogos da TV aberta foram negociados com o SBT, e os que eram do SporTV agora pertencem ao pay-per-view. O acordo de distribuição tem um modelo inédito envolvendo uma confederação esportiva e é válido para as próximas três temporadas. Além dos 27 jogos da fase de grupos da Libertadores e algumas partidas no mata-mata do torneio, também abrange jogos da Sul-Americana e da Recopa, outras duas competições organizadas pela entidade que comanda o futebol na América do Sul.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato