Executivo da Bayer fala de programa de trainee para negros na empresa no 'Poder em Foco'

Divulgação Sérgio Lima/Poder 360

O vice-presidente de finanças da Bayer Crop Science e patrocinador do grupo de diversidade étnico-racial BayAfro Maurício Rodrigues é o entrevistado do Poder em Foco neste domingo (18), no SBT. Ele é um dos criadores do programa de trainee que a empresa abriu com foco na capacitação de profissionais negros. Maurício fala sobre o processo de seleção e defende políticas afirmativas para garantir inclusão em cargos de liderança.

“A Bayer é uma empresa de 100 mil funcionários. O Brasil tem em torno de 7000. Nós identificamos que temos um percentual mais alto de pessoas negras dentro da organização nos níveis de entrada e não nos níveis de liderança e de coordenação da empresa. Uns dos principais objetivos é conseguirmos de alguma maneira acelerar a formação desses líderes”, explicou. As inscrições para o trainee vão até a próxima quarta-feira (21).

A Bayer já faz programa semelhante para estagiários. Possui cerca de 430 no Brasil, sendo 120 negros. Ele explica as iniciativas fazem parte de um objetivo mais amplo da empresa, que é tratar a inclusão e a diversidade sobre todas as suas diferentes formas. “A questão etnico-racial é um dos 5 pilares que nós tratamos. Também passamos pela diversidade de gênero, LGBTQ, pessoas com deficiência e a questão de gerações”, exemplificou.

O executivo avalia, ainda, as polêmicas que surgem sobre a criação de programas de contratação exclusiva de profissionais afrodescendentes, destaca avanços conquistados com os sistemas de cotas e a necessidade de governos e sociedade também atuarem de forma proativa para diminuir as desigualdades no mercado de trabalho.

Maurício Rodrigues, que tem 45 anos, é engenheiro civil com MBA em Finanças e já atuou nos Estados Unidos e no México, também relata sua trajetória e as situações de preconceito enfrentadas. 

O Poder em Foco é o programa de entrevistas do SBT em parceria editorial com o jornal digital Poder 360. É apresentado pelo jornalista Fernando Rodrigues e vai ao ar todos os domingos, logo após o Programa Silvio Santos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato