Home Top Ad

Personagens icônicos da TV e homenagens marcam nova temporada da Escolinha do Professor Raimundo

Share:

Divulgação Globo/João Cotta

A sala de aula mais engraçada do Brasil volta ao ar em outubro e vai retratar um pouco da nova realidade do ensino, sempre sob a ótica do humor. Na sexta temporada da ‘Escolinha do Professor Raimundo’, a trupe de personagens clássicos criados por Chico Anysio estará retornando à escola após a quarentena, com uma nova rotina e uma série de novidades. O programa, parceria entre a TV Globo e o VIVA, tem direção artística de Cininha de Paula e redação final de Angélica Lopes e Leonardo Lanna. 

Neste ano, os atores recebem um novo colega: Marcelo Serrado interpretará o personagem Ptolomeu. Na trama, os redatores finais contam que usaram uma licença poética para pensar a temporada como se passasse no momento em que as escolas estariam liberadas para a volta às aulas presenciais. “Um futuro que todos desejamos que aconteça logo. Seria uma fase posterior ao ensino on-line, com os personagens se reencontrando depois de tanto tempo de quarentena. A sala de aula está diferente: temos álcool gel em todas as carteiras, e a distância entre os alunos é maior. Tentamos encontrar um equilíbrio entre os temas de aula propriamente ditos - História, Geografia, Matemática - e assuntos atuais, como os novos hábitos adquiridos nesse período: Zé Bonitinho (Mateus Solano), por exemplo, anda fazendo lives.  Será uma ‘Escolinha’ histórica e diferente, assim como o ano de 2020 está sendo”, conta Angélica Lopes, que assina a temporada com Leonardo Lanna. “Não falaremos diretamente da pandemia, mas de assuntos que se destacaram durante a quarentena, como as lives, as compras on-line, o distanciamento social e até os aspiradores-robô”, complementa Leonardo. “Neste ano, não teremos o público assistindo à gravação como geralmente temos, e não haverá interação física entre os alunos. Seguimos todos os cuidados para poder levar graça e um respiro de leveza, alegria, resgate da memória afetiva e confraternização para o público neste momento”, declara a diretora artística Cininha de Paula.   
   
Outra solução encontrada nesta adaptação da produção aos tempos de pandemia são as participações. Nesta temporada, elas ficam por conta do próprio elenco, interpretando personagens icônicos já vividos pelos atores em outras produções. Esses intrusos e velhos conhecidos do público da TV – como Crô, interpretado por Marcelo Serrado em ‘Fina Estampa’, Félix, sucesso de Mateus Solano em ‘Amor à Vida’, Leleco, personagem de Marcos Caruso no fenômeno ‘Avenida Brasil’, Valéria, interpretada por Rodrigo Sant’Anna em ‘Zorra Total’ e Lucicreide, vivida por Fabiana Karla no mesmo programa, além do Jackson Faive, de Marco Luque – prometem “causar” em aparições nas aulas. “Construímos o texto deles com base em pesquisa sobre os bordões, trejeitos e mecânicas que apresentavam em seus programas de origem. Eles farão uma visita à ‘Escolinha’ e conversarão com o Professor Raimundo e os alunos. Haverá alianças e conflitos entre os alunos e os personagens, como, por exemplo, Seu Peru, que ficará “porraqui” com a presença de Crô, ou o Canabrava, que será convidado por Leleco para um churrasco no Divino”, conta Leonardo Lanna. “A cada temporada, costumamos trazer convidados especiais para os episódios. Com esta nova realidade, decidimos que eles seriam feitos pelos nossos atores, afinal, temos mais de 20 protagonistas que, em suas trajetórias, fizeram personagens icônicos interessantes. Escolhemos seis para serem homenageados”, contextualiza a diretora artística, Cininha de Paula. 
 
O elenco da temporada 2020 de 'Escolinha' é formado por Bruno Mazzeo, Marcelo Adnet, Lucio Mauro Filho, Betty Gofman, Fabiana Karla, Marco Ricca, Marco Luque, Otavio Muller, Marcos Caruso, Evandro Mesquita, Dani Calabresa, Ângelo Antônio, Maria Clara Gueiros, Rodrigo Sant'Anna, Mateus Solano, Ellen Roche, Fernanda de Freitas, Gui Santana, Érico Brás, Marcos Veras, Paulo Henrique Vieira, Welder Rodrigues, Kiko Mascarenhas e Marcelo Serrado interpretando os respectivos personagens: Professor Raimundo, Rolando Lero, Aldemar Vigário, Dona Bela, Cacilda, Pedro Pedreira, Patropi, Baltazar da Rocha, Seu Peru, Armando Volta, Catifunda, Joselino Barbacena, Candida, Batista, Zé Bonitinho, Capitu, Marina da Glória, Nerso da Capitinga, Eustáquio, João Canabrava, Fininho, Suppapou Uaci, Galeão Cumbica e Ptolomeu. George Sauma também faz participação como o professor Capilé. 
  
'Escolinha do Professor Raimundo' tem direção artística de Cininha de Paula, direção de Alex Cabral e redação final de Angélica Lopes e Leonardo Lanna. O humorístico tem estreia prevista para 18 de outubro na TV Globo, e vai ao ar aos domingos após o ‘Esporte Espetacular’. No VIVA, a sexta temporada estreia dia 19, com exibição de segunda a sexta, às 20h, e maratona de episódios aos sábados, a partir das 18h.  Em aquecimento para a estreia da temporada, o VIVA ainda exibe um especial da 'Escolinha' sobre ensino à distância neste sábado, dia 10, às 22h.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.