Ligação do nazismo com as artes é abordada em documentário, no Curta!

Divulgação/Canal Curta!

O documentário ''Arquitetura da Destruição'' mostra a relação de Adolf Hitler com as artes e a arquitetura. Muito antes de chegar ao poder, sendo nomeado chanceler pelo presidente Paul von Hindenburg, o Führer já manifestava o desejo de seguir uma carreira nas artes plásticas. Tentou duas vezes ingressar na Academia de Belas Artes de Viena, mas foi rejeitado. Em sua juventude, produziu pinturas e gravuras que, anos depois, foram utilizadas como modelo de obras arquitetônicas durante o nazismo.

Hitler era admirador das artes clássicas grega e romana, que ele julgava estarem livres de influências judaicas. Para ele, a arte deveria visar a um ideal de beleza e perfeição. Assim, o ditador iniciou uma forte perseguição aos artistas modernistas, dando às obras deles a alcunha de “arte degenerada”. Na visão nazista, as artes seriam fortes aliadas na construção estética e ideológica de uma política que estaria disposta a eliminar os que não se enquadravam nesse ideal do que é belo e virtuoso para a sociedade. 

O documentário “Arquitetura da Destruição”, dirigido e roteirizado por Peter Cohen, é dividido em três partes que serão exibidas em sequência durante a programação do Curta!. A exibição das três partes do documentário é na Sexta da Sociedade, 13 de novembro, a partir das 21h45.

Vida e obra de Oscar Niemeyer são revisitadas em documentário

As linhas, as curvas, as formas e toda poética da obra de Oscar Niemeyer ajudam a construir a narrativa do documentário ''Niemeyer: A vida é um sopro'', a ser exibido no Curta!. A história do maior nome da arquitetura moderna brasileira está totalmente associada à história do século XX no Brasil, e o filme propõe revisitar essa trajetória.

O próprio Niemeyer conta, de forma descontraída, como concebeu seus principais projetos, além de falar de passagens de sua vida, de suas ideias, seu ideal de sociedade e suas reflexões sobre o universo. Tudo isso é costurado a imagens de arquivo e a depoimentos de personalidades que também marcaram o século XX, como os escritores José Saramago e Eduardo Galeano, o historiador Eric Hobsbawn, o cantor e compositor Chico Buarque, o cineasta Nelson Pereira do Santos e o ex-presidente de Portugal, Mario Soares. A exibição é na Terça das Artes, 10/11, às 22h20.

Segunda da Música – 09/11

21h – ''O Som e o Silêncio'' (Série) – Ep. ''Cavaquinho''

Este episódio mostra o encontro de Marcos Suzano e Henrique Cazes no estúdio, onde tocam e conversam, e a visita que Suzano faz à oficina do luthier Rodrigo Gnattali, que fabrica o instrumento. Direção: José Joffily e Pedro Rossi. Duração: 27 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 10 de novembro, terça-feira, às 01h e às 15h; 11 de novembro, quarta-feira, às 09h; 14 de novembro, sábado, às 17h30; 15 de novembro, domingo, às 08h30.

Terça das Artes - 10/11

22h20 – ''Niemeyer – A Vida É Um Sopro'' (Documentário)

O filme procura se pautar na clareza das linhas e na poética das formas de Oscar Niemeyer, para reconstruir a história do maior ícone da arquitetura moderna brasileira. Uma história indissociavelmente ligada às transformações do país neste último século. No documentário, o arquiteto conta de forma descontraída como concebeu seus principais projetos. Mostra como revolucionou a arquitetura moderna, com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de utilização do concreto armado. Fala também sobre sua vida, seu ideal de uma sociedade mais justa e de questões metafísicas como a insignificância do homem diante do universo. O filme traz, ainda, depoimentos de personalidades como os escritores José Saramago, Eduardo Galeano e Carlos Heitor Cony, o poeta Ferreira Gullar, o historiador Eric Hobsbawn, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o ex-presidente de Portugal Mário Soares e o compositor Chico Buarque. Diretor: Fabiano Piraino Maciel. Duração: 90 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 11 de novembro, quarta-feira, às 2h20 e às 16h20; 12 de novembro, quinta-feira, às 10h20; 14 de novembro, sábado, às 10h20; 15 de novembro, domingo, às 18h30.

PROMO: https://youtu.be/nMo_y8_P300
FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1GAbrjfsJrKoYf0T4gX9IgpFZs_h80tAE?usp=sharing 

Quarta de Cinema – 11/11

20h – “A História do Cinema: Uma Odisséia” – Ep. 1953 a 1957 
O cinema não tardou a ser um grande meio de contar histórias graças à evolução das câmeras e da edição. Esta série atravessa 12 décadas, 6 continentes e milhares de filmes para revisitar os grandes marcos de inovação da indústria do entretenimento. Diretor: Mark Cousins. Duração: 60min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 12 de novembro, quinta-feira, às 0h e 14h; 13 de novembro, sexta-feira, às 08h; 15 de novembro, domingo, às 16h40.

Quinta do Pensamento – 12/11

23h30 – ''Ideias Para o Mundo'' (Série) – Ep. ''Pierre Lévy''

Uma das maiores autoridades sobre o ciberespaço e modernas teorias da comunicação, o filósofo francês conduz o espectador por um passeio comentado pela história do pensamento e pelas implicações do mundo interconectado em que vivemos hoje.  Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: dia 13 de novembro, sexta-feira, às 03h30 e 17h30; dia 14 de novembro, sábado, às 10h30; 15 de novembro, domingo, 18h; dia 16 de novembro, segunda-feira, às 11h30.

Sexta da Sociedade – 13/11

21h45 – ''Arquitetura da Destruição'' (Documentário)

"Arquitetura da Destruição" acompanha as trajetórias de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores e suas ligações com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em tornar-se artista, tendo produzido várias gravuras que, posteriormente, foram utilizadas como modelos em obras arquitetônicas. O documentário destaca, ainda, a importância da arte na propaganda, que por sua vez teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha. Diretor: Peter Cohen. Duração: 36 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: dia 14 de novembro, sábado, às 01h45; 15 de novembro, domingo, às 12h20; dia 16 de novembro, segunda-feira, às 0h30 e 15h45; dia 17 de novembro, terça-feira, às 09h45.

Sábado – 14/11

19h45 - ''Artistas Plásticos Brasileiros'' (Série) – Ep. ''Pancetti''

A grande paixão de José Pancetti sempre foi o mar, tema onipresente em sua obra, repleta de imagens com grande intensidade poética, como mostra este episódio da série “Artistas Plásticos Brasileiros”. Filho de humildes imigrantes italianos, ele tornou-se marinheiro e navegou pelo mundo, aprendendo a pintar por conta própria, a bordo dos navios. Mesmo em condições precárias, desenvolveu soluções técnicas que alcançaram grande refinamento e beleza, tendo como força inspiradora a paisagem e o povo brasileiro.  Duração: 52 min. Classificação: Livre Horários alternativos: 15 de novembro, domingo, às 10h30.

Domingo – 15/11

21h50 – ''Cássia Eller'' (Documentário)

Cássia Eller é uma figura icônica da música brasileira. Sua breve passagem pelo cenário musical nos anos 90 deixou uma marca inegável na cultura brasileira. Sua morte, em 2001, teve repercussão nacional. O documentário enfoca o lado profissional de Cássia, que desafiou tabus e demonstrou força nos palcos, e também a sua intimidade, na qual revelava-se tímida e muito afetuosa com o filho, Francisco, e sua parceira, Eugênia. Diretor: Paulo Henrique Fontenelle. Duração: 113 min. Classificação: 12 anos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato