Home Top Ad

TV Cultura disponibiliza palestras exclusivas sobre Audiovisual

Share:

Divulgação

A TV Cultura disponibilizou, em seu canal no YouTube, palestras com grandes nomes do audiovisual e do jornalismo. como Caru Alves de Souza, Ricardo Laganaro, Leão Serva e Fernando Gomes, que dividem suas experiências em televisão, cinema, documentários, videoclipes, entre outros, e falam sobre o atual cenário do setor no Brasil.

Visando a acessibilidade de todos, os vídeos contam com duas versões: uma com tradução em libras e outra com audiodescrição. Ainda, é possível conferir um tour exclusivo pelos bastidores da TV Cultura e conversas com profissionais da emissora, de diferentes áreas e departamentos.

Em breve, também estarão disponíveis palestras com outros profissionais como Eduardo Brandini (Diretor de Parcerias para Jornalismo e Esportes no YouTube Brasil), Henrique Bacana (Diretor de Arte da TV Cultura), Di Moretti (roteirista de cinema) e Edu Salemi (roteirista de TV e teatro).

Palestras já disponíveis:

Caru Alves de Souza é produtora, roteirista e diretora. Começou sua carreira produzindo mostras e festivais de cinema, como a Mostra do Audiovisual Paulista. Em 2011, aconteceu sua estreia na direção de ficção, com o curta-metragem Assuntos de Família, premiado pela Prefeitura de São Paulo. Ainda, seu mais recente trabalho, o longa Meu Nome é Bagdá, foi premiado neste ano como 'Melhor Filme' na mostra Generation, do Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Ricardo Laganaro é cronista, webdesigner, diretor de publicidade e cinema. Entre seus trabalhos, dirigiu o clipe 'O Farol', de Ivete Sangalo. Ainda, dirigiu o documentário em realidade virtual Step To The Line, realizado dentro de uma prisão de segurança máxima nos Estados Unidos, lançado em 2017. Seu último trabalho, A Linha, é narrado por Rodrigo Santoro e estreou no Festival de Cinema de Veneza em 2019 e em 2020 ganhou um Emmy, principal troféu da indústria televisiva norte-americana.

Leão Serva é jornalista e diretor de Jornalismo da TV Cultura (Fundação Padre Anchieta), de São Paulo. Já trabalhou em diversos meios de comunicação, como Folha de S. Paulo, revista Placar e Jornal da Tarde, além de ter sido corresponde de guerra na África e Bósnia. Como repórter, acompanhou o fotógrafo Sebastião Salgado na produção de fotos de grupos indígenas brasileiros, como parte do Projeto Amazônia (2013-2020). É professor de Ética Jornalística e Jornalismo Opinativo no curso de Jornalismo da ESPM-SP.

Fernando Gomes é responsável por dar vida e voz a alguns dos mais importantes personagens do universo infantil como o Júlio do Cocoricó, o Gato Pintado, o Relógio e o Fura-bolos do Castelo Rá-Tim-Bum, o X do X-Tudo e o Garibaldo do Vila Sésamo, entre outros. Começou em televisão no programa Bambalalão, da TV Cultura, como ator e manipulador de bonecos, e desde então participou de alguns dos mais importantes programas infantis como os citados acima e muitos outros.

Lei de Incentivo à Cultura

As palestras gratuitas realizadas pela Fundação Padre Anchieta são uma contrapartida social junto à "Lei de Incentivo à Cultura", que visa a conscientização dos cidadãos para a importância da arte e da cultura por intermédio do seu projeto cultural, o Plano Anual de Atividades. Entre elas, o ciclo de palestras no sentido de estimular o público leigo em produção cultural e audiovisual a valorizar, apreciar e respeitar as manifestações artísticas promovidas pelo projeto e, por conseguinte, vir até apreciar outras obras culturais.

As ações fazem parte da Ação Formativa Cultural, uma contrapartida da TV Cultura para o Ministério do Turismo, que traz estudantes da rede pública para conhecer um pouco do universo do audiovisual.

Devido à pandemia do Covid-19, todas as ações serão feitas de forma on-line.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.