TV Cultura disponibiliza palestras exclusivas sobre Audiovisual

Divulgação

A TV Cultura disponibilizou, em seu canal no YouTube, palestras com grandes nomes do audiovisual e do jornalismo. como Caru Alves de Souza, Ricardo Laganaro, Leão Serva e Fernando Gomes, que dividem suas experiências em televisão, cinema, documentários, videoclipes, entre outros, e falam sobre o atual cenário do setor no Brasil.

Visando a acessibilidade de todos, os vídeos contam com duas versões: uma com tradução em libras e outra com audiodescrição. Ainda, é possível conferir um tour exclusivo pelos bastidores da TV Cultura e conversas com profissionais da emissora, de diferentes áreas e departamentos.

Em breve, também estarão disponíveis palestras com outros profissionais como Eduardo Brandini (Diretor de Parcerias para Jornalismo e Esportes no YouTube Brasil), Henrique Bacana (Diretor de Arte da TV Cultura), Di Moretti (roteirista de cinema) e Edu Salemi (roteirista de TV e teatro).

Palestras já disponíveis:

Caru Alves de Souza é produtora, roteirista e diretora. Começou sua carreira produzindo mostras e festivais de cinema, como a Mostra do Audiovisual Paulista. Em 2011, aconteceu sua estreia na direção de ficção, com o curta-metragem Assuntos de Família, premiado pela Prefeitura de São Paulo. Ainda, seu mais recente trabalho, o longa Meu Nome é Bagdá, foi premiado neste ano como 'Melhor Filme' na mostra Generation, do Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Ricardo Laganaro é cronista, webdesigner, diretor de publicidade e cinema. Entre seus trabalhos, dirigiu o clipe 'O Farol', de Ivete Sangalo. Ainda, dirigiu o documentário em realidade virtual Step To The Line, realizado dentro de uma prisão de segurança máxima nos Estados Unidos, lançado em 2017. Seu último trabalho, A Linha, é narrado por Rodrigo Santoro e estreou no Festival de Cinema de Veneza em 2019 e em 2020 ganhou um Emmy, principal troféu da indústria televisiva norte-americana.

Leão Serva é jornalista e diretor de Jornalismo da TV Cultura (Fundação Padre Anchieta), de São Paulo. Já trabalhou em diversos meios de comunicação, como Folha de S. Paulo, revista Placar e Jornal da Tarde, além de ter sido corresponde de guerra na África e Bósnia. Como repórter, acompanhou o fotógrafo Sebastião Salgado na produção de fotos de grupos indígenas brasileiros, como parte do Projeto Amazônia (2013-2020). É professor de Ética Jornalística e Jornalismo Opinativo no curso de Jornalismo da ESPM-SP.

Fernando Gomes é responsável por dar vida e voz a alguns dos mais importantes personagens do universo infantil como o Júlio do Cocoricó, o Gato Pintado, o Relógio e o Fura-bolos do Castelo Rá-Tim-Bum, o X do X-Tudo e o Garibaldo do Vila Sésamo, entre outros. Começou em televisão no programa Bambalalão, da TV Cultura, como ator e manipulador de bonecos, e desde então participou de alguns dos mais importantes programas infantis como os citados acima e muitos outros.

Lei de Incentivo à Cultura

As palestras gratuitas realizadas pela Fundação Padre Anchieta são uma contrapartida social junto à "Lei de Incentivo à Cultura", que visa a conscientização dos cidadãos para a importância da arte e da cultura por intermédio do seu projeto cultural, o Plano Anual de Atividades. Entre elas, o ciclo de palestras no sentido de estimular o público leigo em produção cultural e audiovisual a valorizar, apreciar e respeitar as manifestações artísticas promovidas pelo projeto e, por conseguinte, vir até apreciar outras obras culturais.

As ações fazem parte da Ação Formativa Cultural, uma contrapartida da TV Cultura para o Ministério do Turismo, que traz estudantes da rede pública para conhecer um pouco do universo do audiovisual.

Devido à pandemia do Covid-19, todas as ações serão feitas de forma on-line.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato