A realidade da periferia de São Paulo durante a pandemia conduz novo documentário exclusivo do Globoplay

Reprodução

De suas casas, diretores e diretoras das periferias da cidade de São Paulo retratam o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, na nova série documental exclusiva do Globoplay que chega nesta segunda-feira, dia 28, ao Globoplay. ‘40m²’ é o título do projeto - e também a metragem média destes lares. 

O documentário é formado pelo olhar de 200 realizadores de curtas-metragens das “quebradas” da cidade. Foram produzidos 71 filmes de ficção, 62 documentários, 51 de gênero híbrido, experimental ou videoarte, 9 animações e 6 videoclipes que foram compilados pelas roteiristas e montadoras Tatiana Lohmann, Jéssica Queiroz e Samya Carvalho, dando origem ao ‘40m²’. “Costurar curtas absolutamente diversos entre si, em termos de escolhas estéticas, de gênero cinematográfico, de textura, de apuro técnico, de narrativa e linguagem foi o maior desafio. Mas, ao mesmo tempo, foi a riqueza desse projeto: abrir espaço para que essa multiplicidade criativa toda se apresente, com seus contrastes e pontos em comum”, explica Tatiana Lohmann.
 
São quatro episódios temáticos. O primeiro, “Vidas Negras importam. Pra quem?”, discute as questões raciais, transexualidade, violência policial e pobreza. O segundo, “Em Casa Dentro de Mim”, aborda o medo das pessoas que tiveram de sair para trabalhar e garantir o sustento, a falta de acesso ao auxílio emergencial, violência doméstica, evasão escolar e o sofrimento de ficar preso em 40 m².

O terceiro episódio, “Falta de Ar”, retrata a ansiedade, o pânico, o suicídio e a saúde mental durante o confinamento. Por último, “Olhando para Além da Janela” traz um sopro de esperança com imaginário de futuro pós-pandemia a partir do olhar das crianças, da espiritualidade e do amor.

A obra é idealizada e produzida pelo Instituto Criar, ONG que há 17 anos profissionaliza jovens em situação de vulnerabilidade social em profissões técnicas da TV e do cinema.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato