Home Top Ad

Balé do Teatro Castro Alves ganha homenagem em filme que estreia no Curta!

Share:

Divulgação Canal Curta!

O Balé Teatro Castro Alves é uma companhia de dança contemporânea, que foi fundada em Salvador, Bahia, em 1981 e pertence ao teatro de mesmo nome. Trata-se da primeira companhia de dança do Nordeste brasileiro, sendo a quinta mais antiga do país. 

O documentário ''Memórias em Movimento'', dirigido por Giovani Lima, explora os bastidores do teatro, entrevista coreógrafos e bailarinos e conta com imagens de espetáculos, além de fotos e filmes amadores. Inédito na TV, o documentário é uma produção da Malagueta Filmes viabilizada pelo Curta! junto ao Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Sexta da Sociedade, 18 de dezembro, às 18h20.

Quinta do Pensamento – 17/12

19h – ''Cidades Possíveis'' (Série) – Episódio Inédito: ''Energia''

Se a produção e o consumo de energia “movem" o mundo, há que se preocupar, e muito, com o impacto negativo que geram sobre o planeta. A emissão de gases de efeito estufa são uma enorme ameaça. O episódio aponta alternativas sustentáveis, através da implementação de fontes de energia sustentáveis e da compreensão do conceito de eficiência energética. Entre essas alternativas, estão a energia solar e a eólica, o uso de biogás, a energia de saneamento ecológico e compostagem, práticas de redução energética e uso intensivo de smartprids. Diretor: Eduardo Goldenstein. Duração: 26 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: dia 18 de dezembro, sexta-feira, às 13h; dia 19 de dezembro, sábado, às 09h25.

Sexta da Sociedade – 18/12

18h20 – ''Memórias em Movimento'' (Documentário) 

Os bastidores do Balé Teatro Castro Alves, com depoimentos de coreógrafos e bailarinos, trechos de espetáculos, fotos e filmes amadores. Diretor: Giovani Lima. Duração: 90 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: dia 20 de dezembro, domingo, às 01h; 21 dezembro, segunda-feira, às 12h20; 22 de novembro, terça-feira, às 06h20.

Sábado – 19/12

18h - ''Sons Brasilis'' (Série) – Episódio ''Bossa Nova''

A Bossa Nova surgiu no Rio de Janeiro, no fim da década de 1950, pelas mãos e vozes de João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e outros jovens cantores e/ou compositores de classe média da Zona Sul da cidade. Com influências diretas do samba e do jazz, de início era apenas um termo relativo a um novo modo de cantar e tocar. Mas, com o passar dos anos, a Bossa Nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, reverenciada em todo o mundo. O episódio foi gravado no Rio de Janeiro e em São Paulo e tem a participação de Marcos Valle, Carlos Lyra e Mariana de Moraes, entre outros.  Diretora: Adriana L. Dutra Duração: 26 min. Classificação: Livre Horários alternativos: 20 de dezembro, domingo, às 09h40.

Domingo – 20/12

15h20 – ''Guarnieri'' (Documentário)

Gianfrancesco Guarnieri foi ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem-síntese do artista engajado. Ao mesmo tempo em que foi essa figura pública, esteve frequentemente ausente na esfera familiar. Contrariando os caminhos do pai, Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política, privilegiando a família. A partir desses retratos geracionais, o diretor Francisco Guarnieri procura reconstruir a figura de seu avô distante. Valendo-se de materiais de arquivo íntimos e públicos, entrevistas e reencenações, o filme reflete sobre um passado ao mesmo tempo nacional e privado, e sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família. Diretor: Francisco Guarnieri. Duração: 71 min. Classificação: 12 anos.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.