Cinco documentários para assistir no Curta!On nos 72 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Divulgação

Em 10 de dezembro de 1948, três anos após o fim da Segunda Guerra Mundial — e em resposta aos crimes contra a humanidade cometidos no conflito —, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi promulgada na ONU. Os signatários concordaram em respeitar direitos básicos de todos os seres humanos, como direitos políticos, econômicos, sociais, culturais e à liberdade de pensamento.

A declaração diz que "todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”. E para lembrar a data, 72 anos depois, o Curta!On – Clube de Documentários, disponível no NOW da Claro NET, vem trazer produções que servem de alerta e denunciam situações em que pessoas tiveram seus direitos negados antes e depois de 1948. 

Confira os documentários no Curta!On:

Minha Vida na Alemanha de Hitler - Dividida em dois episódios, dirigidos por Jérôme Prieur, a obra da produtora francesa Arte aborda uma investigação das histórias de pessoas que viveram na Alemanha nazista no período de 1933 a 1938.  O documentário teve como base cerca de 20 mil depoimentos encontrados nos arquivos da Universidade de Harvard, escritos por alemães exilados, incluindo judeus, protestantes, católicos e oponentes políticos.

Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas – A frase de protesto carregada de empatia, um dos símbolos do movimento de apoio às mulheres que sofrem assédio e violência, é também o nome do documentário da cineasta Sandra Werneck. “Mexeu com uma, mexeu com todas” reúne depoimentos de mulheres, públicas e anônimas, que passaram por situações de violência.

O Dia Que Durou 21 Anos – O documentário do diretor Camilo Galli Tavares, dividido em três episódios, traz detalhes sobre a participação dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 no Brasil, bem como importantes documentos americanos considerados como secretos durante o regime. A produção apresenta textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos e imagens inéditas. A narração fica por conta do jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político. 

Mandela: Em Nome da Liberdade - Quem é o homem por trás da lenda? Nelson Mandela é um ícone, um símbolo da luta contra a opressão racial. Este documentário retrata a sua excepcional vida política, marcada por quase três décadas de encarceramento e sua eleição para a presidência da África do Sul, em contraste com uma vida pessoal pontuada de tragédias e fracassos. "Mandela: em Nome da Liberdade", dirigido por Joel Calmettes, busca revelar o Nelson Mandela real.

Sobre Sonhos e Liberdade - O apagamento do protagonismo negro foi uma constante no processo que culminou com a canetada em 13 de maio de 1888, oficialmente a data de libertação dos escravizados no Brasil. Um ato de silenciamento, que pôs fim aos projetos de liberdade de uma maioria da população brasileira — acesso à terra, educação, trabalho, direitos civis. Passados mais de 100 anos, “Sobre Sonhos e Liberdade”, documentário de Francisco Colombo e Marcia Paraíso, mostra que a luta pela igualdade e liberdade permanece a mesma.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato