Com reportagem de Sandra Annenberg, 'Globo Repórter' mostra como desacelerar e aproveitar melhor o tempo

Reprodução

É comum as pessoas dizerem que o tempo está passando cada vez mais rápido. Em 2020, a pandemia intensificou essa percepção. Tanta coisa aconteceu nos últimos meses, que a sensação é de termos vivido muito mais do que isso. O último 'Globo Repórter' da temporada traz uma reportagem de Sandra Annenberg, sua primeira após assumir o comando do programa ao lado de Glória Maria, sobre como desacelerar e aproveitar melhor o tempo. O programa vai ao ar nesta sexta-feira, dia 18, e mostra que pequenas mudanças na rotina podem resultar em mais qualidade de vida e saúde. 

“Em outubro do ano passado, quando saí do ‘Jornal Hoje’ e fui para o ‘Globo Repórter’, a diretora Silvia Sayão sugeriu que falássemos sobre ritmo de vida. Sobre como a corrida contra o tempo estava deixando todo mundo estressado e o que fazer para ir mais devagar. Achamos que se encaixaria perfeitamente na mudança de ritmo que eu estava vivendo, ao ir de um jornal ao vivo e diário para um programa gravado e semanal. Começamos a gravar em fevereiro mas, assim como todo o mundo, tivemos que interromper nossa jornada. Com a pandemia, a reflexão sobre o tempo ficou bem mais ampla e pudemos mostrar como era a vida antes e como está agora”, conta Sandra. 

Pressa, stress e insônia estão entre as reações físicas provocadas pela dificuldade de administrar o tempo. O programa apresenta pessoas que aprenderam a desacelerar com a ajuda da meditação, uma aliada contra a ansiedade e a falta de sono. Em famílias como a do motorista Vinicius, por exemplo, tempo era dinheiro. Pai solteiro, ele chegou a trabalhar 18 horas por dia para pagar as contas do mês. Depois de pegar covid e ficar longe do filho por conta da doença, Vinicius dá ainda mais valor ao tempo que passam juntos: “Hoje o tempo é da família. Curto mais meu filho, aproveito o máximo possível com ele. O dinheiro conta também, mas o que puder fazer para estar com o meu filho, vale mais do que qualquer coisa”.

O jornalista escocês Carl Honorè lembra que há 15 anos era tão acelerado que a versão de “Branca de Neve” que lia para o filho tinha apenas três anões: “Era um livro com histórias de contos de fadas que poderiam ser lidas em apenas um minuto. Mas percebi que não podia seguir por esse caminho. Estava acelerando a vida, em vez de vivê-la”. Essas lições e a fórmula que encontrou para se livrar da ansiedade estão no livro “Devagar: Como um movimento mundial está desafiando o culto da velocidade”. “Logo no início da nossa apuração para o programa, encontramos o livro do Carl. Em março, eu iria para Londres entrevistá-lo e conhecer uma cidade ao norte da Inglaterra que recebeu o selo de ‘Slow City’. Com a pandemia, não embarcamos. Mas refizemos os planos, retomamos a produção remotamente e fizemos um programa que, com certeza, fará muita gente pensar”, acredita Sandra Annenberg.

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 18, logo após a novela ‘A Força do Querer’.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato