Em documentário, Gilberto Gil fala de sua vida e volta à cidade onde cresceu

Divulgação

Gravado em 1996, o filme ''Tempo Rei'', de Andrucha Waddington e Lula Buarque de Holanda, é o primeiro registro da vasta obra de Gilberto Gil em formato de documentário. O longa, que será exibido pelo Curta!, celebrou os 30 anos de carreira do artista e relembra passagens de sua vida antes da fama.

Gil retorna à cidade de Itauçu, décadas depois de partir, em 1951. Embora tenha nascido em Salvador, o músico foi criado no município do interior baiano e, de lá, traz diversas memórias afetivas. Ali é o cenário das lembranças de seus tempos de menino e das primeiras referências que contribuíram para sua formação como artista. A cidade, com seu ritmo lento e seu pôr-do-sol deslumbrante, confere um ar nostálgico ao filme. Gil confessa que foi lá que encontrou inspiração para escrever um de seus maiores sucessos: a canção “Refazenda”.

Ainda na Bahia, mas não mais em Itauçu, Gil reencontra pessoas que marcaram seu caminho, como Mãe Stella de Oxossi, Lucas Mascarenhas e toda a família. Também revê o músico Carlinhos Brown, o fotógrafo Pierre Verger, o escritor Jorge Amado e o parceiro e amigo Caetano Veloso. O filme ainda conta com outros convidados especiais, como Stevie Wonder. Além dos reencontros, “Tempo Rei” mostra Gilberto Gil em um show, apresentando algumas de suas canções mais conhecidas. A exibição é na Segunda da Música, 21 de dezembro, às 22h.

Lucio Costa e a formação da arquitetura moderna no Brasil são temas de documentário

A trajetória do arquiteto Lucio Costa, referência para os urbanistas de todo o mundo, se confunde com a história do Brasil. Essa congruência entre o indivíduo e a construção de uma nação dão o tom ad documentário “O Risco: Lúcio Costa e a Utopia Moderna”, de Geraldo Motta Filho.

Costa, que desenvolveu o inovador Plano Piloto de Brasília, teve sua vida especialmente impactada pela construção da nova capital do país, na década de 1950, da mesma forma como sua obra também impactou a construção de uma nação que almejava se abrir para um futuro mais moderno. A exibição é na Terça das Artes, 22 de dezembro, às 22h30.

Segunda da Música – 21/12

22h – “Tempo Rei” (Documentário)

Gravado na comemoração dos 30 anos de carreira de Gilberto Gil, em visita a Itauçu (BA), cidade à qual não voltava desde 1951, o filme mergulha na biografia do músico, acompanhado de amigos e familiares. Conta com participações de Stevie Wonder, Caetano Veloso e Carlinhos Brown, entre outros. Direção: Andrucha Waddington, Lula Buarque de Holanda. Duração: 105 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 22 de dezembro, terça-feira, às 2h e às 16h; 23 de dezembro, quarta-feira, às 10h; 26 de dezembro, sábado, às 15h; 27 de dezembro, domingo, às 22h.

Terça das Artes - 22/12

22h30 – “O Risco: Lucio Costa e a Utopia Moderna” (Documentário)

O arquiteto e urbanista Lucio Costa é uma das raras personalidades na história do Brasil que permitem cruzar a sua história individual com a construção da nação de maneira muito natural e aberta. O documentário narra, através da trajetória de Costa, o processo de "formação" da arquitetura moderna brasileira. Diretor: Geraldo Motta Filho. Duração: 76 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 23 de dezembro, quarta-feira, às 2h30 e às 16h30; 24 de dezembro, quinta-feira, às 10h30; 27 de dezembro, domingo, às 00h.

Quarta de Cinema – 23/12

22h – “O Céu de Suely” (Ficção)

Hermila é uma jovem de 21 anos que nasceu em Iguatu, cidade cravada no sertão cearense, de calor castigante e vastos céus azuis. Uma cidade que, para a maior parte das pessoas, é um lugar de partida. Dois anos atrás, Hermila partiu. Foi para São Paulo, tentar a sorte com o namorado Mateus. Agora ela está de volta, na casa de sua avó e de sua tia, com um filho para criar e um marido que não vai voltar. Sozinha, ela volta a se encontrar com um antigo namorado, João Miguel, mas o novo relacionamento não diminui sua revolta pelo abandono, muito menos a vontade crescente de sair daquela cidade outra vez. Não demora muito e ela se dá conta de que precisa fazer qualquer coisa para ir embora dali. Inspirada nas conversas com a amiga Georgina, Hermila adota o nome de Suely e inventa um plano audacioso para levantar dinheiro e conseguir viajar. Um plano que promove uma pequena revolução em sua vida. Diretor: Karim Aïnouz. Duração: 88 min. Classificação: 16 anos. Horários alternativos: 24 de dezembro, quinta-feira, às 02h e às 16h; 25 de dezembro, sexta-feira, às 10h; 27 de dezembro, domingo, às 15h.

Quinta do Pensamento – 24/12

22h30 – “Cacaso na Corda Bamba” (Documentário)

Filho de uma família rural e destinado a trabalhar com criação de gado, Antonio Carlos de Brito encontrou na poesia um sentido para a vida, transformando-se em Cacaso. O artista multifacetado, que incendiou a juventude carioca em aulas e discussões sobre a arte, mudou a poesia brasileira, sendo um dos precursores do movimento marginal. Irônico e perspicaz, Cacaso foi responsável por reunir um grande número de artistas e intelectuais em projetos e parcerias, deixando um indiscutível legado literário e musical. Diretor: José Joaquim Salles Ph Souza. Duração: 88 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: dia 25 de dezembro, sexta-feira, às 02h30 e 16h30; dia 26 de dezembro, sábado, às 13h25; 27 de dezembro, domingo, às 20h25; 28 de dezembro, segunda-feira, ás 10h30.

Sexta da Sociedade – 25/12

21h - Operação Pedro Pan (Documentário)

No início dos anos 1960, mais de 14 mil crianças e adolescentes cubanos embarcaram em um voo sem volta para os EUA. Eles foram confiados à Igreja Católica de Miami por suas famílias, preocupadas com a aproximação entre Cuba e a União Soviética. Essa operação foi orquestrada por forças anticastristas com o apoio do governo norte-americano. A decisão dos pais de mandar os filhos para um lugar considerado seguro durante os tumultuados anos que se seguiram à revolução cubana foi estimulada por boatos de que o novo regime iria suspender o pátrio poder e doutrinar as crianças de acordo com a ideologia comunista. A separação das famílias foi, porém, muito mais longa e dolorosa do que o previsto. Neste filme, vários cubanos enviados aos EUA quando eram crianças descrevem o impacto da Operação Pedro Pan em suas vidas. Além disso, entrevistas com especialistas americanos e cubanos e imagens de arquivo traçam o contexto histórico em que ocorreu esse episódio pouco conhecido da Guerra Fria. Direção: Kenya Zanatta e Mauricio Dias Duração: 82 min Classificação: 14 anos Horários alternativos: 26 de dezembro, sábado, às 1h e 13h30; 27 de dezembro, domingo, às 13h30; 28 de dezembro, segunda-feira, às 1h05 e às 15h; 29 de dezembro, terça-feira, às 09h30.

Sábado – 26/12

19h10 - “101 Canções Que Tocaram o Brasil” – “A Explosão do Rock Brasileiro”

Com o fim da ditadura, sai de cena o verde-oliva e entram o amarelo limão e o rosa fluorescente, anunciando a explosão do rock brasileiro e a trilha sonora dos anos 80. Nelson Motta comenta esse momento da história musical no Brasil. Diretor: Roberto de Oliveira. Duração: 26 min. Classificação: Livre Horários alternativos: 27 de dezembro, domingo, às 10h15.

Domingo – 27/12

09h05 - ''Sons Brasilis” (Série) – Episódio: “Axé”

A axé music surgiu na Bahia, na década de 1980, durante o carnaval, misturando uma variedade de ritmos (ijexá, samba-reggae, pop rock, candomblé, merengue, forró, entre outros). Em 1985, Luiz Caldas e Paulinho Camafeu compuseram o primeiro grande sucesso do gênero: “Fricote”. Mesmo tendo passado por uma fase de declínio, o axé, suas canções e os artistas que lançou, mantém uma legião de fãs. O episódio foi gravado em Salvador e tem a participação de Luiz Caldas, Margareth Menezes e Banda Eva, entre outros.  Diretora: Adriana L. Dutra. Duração: 26 min. Classificação: Livre

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato