Home Top Ad

Santa Receita aborda a importância do Teste do Pezinho e sua ampliação no SUS

Share:

Juan Ribeiro/Divulgação TV Aparecida 

O ''Santa Receita'', que vai ao ar nesta segunda-feira (07/12), às 15h40, na TV Aparecida, traz uma pauta muito importante para a saúde dos recém-nascidos: o Teste do Pezinho. O programa vai falar sobre o projeto de lei do Senado, que visa a ampliação do exame pelo SUS e das doenças que o procedimento pode evitar.   

No quadro "Plantão Médico", a apresentadora do "Santa Receita", Abiane Souza, vai entrevistar a pediatra Camila Terra, de São José dos Campos (SP). A médica vai tirar dúvidas, como a importância do Teste do Pezinho, feito na maternidade, logo após o nascimento dos bebês, e onde ele pode ser feito. 

A produção ainda terá o depoimento de uma mãe de Guaratinguetá (SP), que perdeu a sua filha, pelo fato de a criança só ter feito o teste simples do pezinho e não o ampliado. 

Projeto pela ampliação do Teste do Pezinho 

Segundo a Agência Senado, a proposta no Senado para alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069, de 1990) pede a ampliação do Teste do Pezinho na rede pública de saúde. Atualmente, a triagem neonatal, conhecida como Teste do Pezinho, oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é capaz de detectar apenas seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doenças falciformes e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Já a versão ampliada, disponível na rede particular, consegue diagnosticar até 53 doenças.  

O projeto de lei prevê ainda que os hospitais deverão prestar orientação aos pais sobre a importância do exame para os recém-nascidos. De acordo com o texto, existem alguns locais que disponibilizam o teste na versão ampliada como Distrito Federal, Minas Gerais e Bahia. O projeto quer estender a oferta desse teste para todo o atendimento do SUS. 

Santa Receita, segunda-feira, às 15h40 


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.