Santa Receita aborda a importância do Teste do Pezinho e sua ampliação no SUS

Juan Ribeiro/Divulgação TV Aparecida 

O ''Santa Receita'', que vai ao ar nesta segunda-feira (07/12), às 15h40, na TV Aparecida, traz uma pauta muito importante para a saúde dos recém-nascidos: o Teste do Pezinho. O programa vai falar sobre o projeto de lei do Senado, que visa a ampliação do exame pelo SUS e das doenças que o procedimento pode evitar.   

No quadro "Plantão Médico", a apresentadora do "Santa Receita", Abiane Souza, vai entrevistar a pediatra Camila Terra, de São José dos Campos (SP). A médica vai tirar dúvidas, como a importância do Teste do Pezinho, feito na maternidade, logo após o nascimento dos bebês, e onde ele pode ser feito. 

A produção ainda terá o depoimento de uma mãe de Guaratinguetá (SP), que perdeu a sua filha, pelo fato de a criança só ter feito o teste simples do pezinho e não o ampliado. 

Projeto pela ampliação do Teste do Pezinho 

Segundo a Agência Senado, a proposta no Senado para alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069, de 1990) pede a ampliação do Teste do Pezinho na rede pública de saúde. Atualmente, a triagem neonatal, conhecida como Teste do Pezinho, oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é capaz de detectar apenas seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doenças falciformes e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Já a versão ampliada, disponível na rede particular, consegue diagnosticar até 53 doenças.  

O projeto de lei prevê ainda que os hospitais deverão prestar orientação aos pais sobre a importância do exame para os recém-nascidos. De acordo com o texto, existem alguns locais que disponibilizam o teste na versão ampliada como Distrito Federal, Minas Gerais e Bahia. O projeto quer estender a oferta desse teste para todo o atendimento do SUS. 

Santa Receita, segunda-feira, às 15h40 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato