A pirotécnica de Andrucha e Gil na aventura de ''Viva São João" no Canal Curta!

Divulgação Curta!

Anualmente, o cantor e compositor Gilberto Gil costuma entrar em turnê pelo Brasil, sobretudo no Nordeste, com shows especiais, adaptados aos festejos em homenagem a São João. Essa experiência foi acompanhada pelas lentes do diretor Andrucha Waddington (“Casa de Areia”, 2005; “Eu Tu Eles”, 2000), no documentário ''Viva São João'', que se passa entre 19 cidades da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Ceará. O filme chega ao Curta!, reunindo a música e a história das pessoas envolvidas com essas festas juninas.

Com uma trilha sonora recheada de canções de Luiz Gonzaga – a maior referência musical e simbólica dos festejos de São João –, Gil e Andrucha fazem um verdadeiro retrato antropológico da celebração, entrevistando diversos personagens, entre músicos e frequentadores, que falam da história e da importância da festa. A produção  conta com a participação de outros artistas, como Dominguinhos, Sivuca, Elba Ramalho e Alceu Valença.

O longa-metragem, gravado em 2001, também retrata os contrastes entre a dura vida de vilarejos pobres do sertão nordestino e a alegria de sua gente diante da festa. Entre as cidades visitadas está Exu, terra natal de Luiz Gonzaga, onde Gil e Andrucha chegam conduzidos pela irmã do Rei do Baião, em um emocionante encontro com os sanfoneiros que ainda habitam o local. A exibição é na Segunda da Música, 01 de fevereiro, às 22h25.

Filme de estreia de Kleber Mendonça analisa relação entre críticos de cinema e cineastas

O documentário “Críticos” foi o primeiro longa lançado pelo festejado cineasta Kleber Mendonça Filho (“Bacurau”, 2019; “Aquarius”, 2016), em 2008. O filme explora a conflituosa relação entre críticos, cineastas e artistas, entrevistando grandes nomes da crítica e dos cinemas nacional e estrangeiro.

A produção desenvolve os questionamentos pessoais do próprio diretor, que também é crítico profissional, à medida que tece reflexões a partir do ponto de vista diversos. Os depoimentos foram gravados de 1998 a 2007, no Brasil, Estados Unidos e Europa, e discutem questões como imparcialidade e a lógica mercadológica que cada vez mais se impõe no audiovisual, em detrimento da arte. A exibição é na Quarta do Cinema, 03 de fevereiro, às 22h.

Segunda da Música – 01/02

22h25 – ''Viva São João''

O compositor Gilberto Gil acompanha o cineasta Andrucha Waddington até o Nordeste do Brasil. Entre as comunidades rurais da região, Gil e Waddington participam da comemoração católica do dia de São João com música e dança. Waddington também analisa o sofrimento da população que tenta sobreviver por meio da agricultura em um terreno difícil. Duração: 85 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 02 de fevereiro, terça-feira, às 02h25 e às 16h25; 03 de fevereiro, quarta-feira, às 10h25; 06 de fevereiro, sábado, às 15h30; 07 de fevereiro, domingo, às 22h30.

Terça das Artes - 02/02

20h– "Matizes do Brasil” (Série) – Episódio ''Anna Maria Maiolino''

Matizes do Brasil dedica este episódio a Anna Maria Maiolino e sua maneira única de explorar, em sua obra, multilinguagem, as noções de subjetividade, pertencimento, deslocamento e lugar. Diretora: Bianca Lenti.  Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 03 de fevereiro, quarta-feira, às 0h e às 14h; 04 de fevereiro, quinta-feira, às 08h; 06 de fevereiro, sábado, às 21h15; 07 de fevereiro, domingo, 12h45.

Quarta de Cinema – 03/02

22h05 – ''Crítico'' (Documentário)

Crítico profissional de cinema e diretor de curtas, o documentário segue os questionamentos pessoais de quem está situado na indústria cultural tanto como cineasta, como também observador da arte e da indústria do audiovisual. Os registros começaram em 1998 e seguiram até 2007, ocorridos no Brasil, Estados Unidos e Europa, com cineastas e críticos do mundo inteiro. Trata-se de uma janela para uma arte cada vez mais julgada por mecanismos de mercado e que luta para permanecer humana tanto no fazer, como no observar.  Diretor: Kleber Mendonça Filho. Duração: 76 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 04 de fevereiro, quinta-feira, às 2h e 16h; 05 de fevereiro, sexta-feira, às 10h; 07 de janeiro, domingo, às 15h25.

Quinta do Pensamento – 04/02

20h30 – ''Fronteiras do Pensamento'' (Série) – Episódio: ''Werner Herzog''

Werner Herzog é um dos principais nomes do movimento cinematográfico na Alemanha do pós-guerra. Com mais de 60 produções em seu currículo, o cineasta é responsável por obras aclamadas como Aguirre, Fitzcarraldo, Nosferatu e O homem-urso. Sua abordagem autêntica e, por vezes, polêmica tornou-o mundialmente conhecido: ele escreve, dirige e produz os próprios filmes, geralmente com baixo orçamento e em cenários ou condições inóspitos, impondo desafios extremos a` equipe. Em “Fronteiras do Pensamento”, Herzog resgata sua própria história, sua relação com o cinema e elabora reflexões profundas sobre o mundo contemporâneo e seus dilemas. Direção: André Brandão, Ricardo Carioba. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 05 de fevereiro, sexta-feira, às 0h30 e às 14h30; 06 de fevereiro, sábado, às 19h45; 07 de fevereiro, domingo, às 11h10; 08 de fevereiro, segunda-feira, às 08h30.

Sexta da Sociedade – 05/02

21h– “Guerras do Brasil” (Série) – Ep. ''Guerra do Paraguai''

Entenda o maior conflito armado da América do sul. Em 1864, o Paraguai quer ter uma saída para o mar. Suas tropas passam pela argentina, invadem o Brasil, sequestram o presidente da província de Mato Grosso e começam sua marcha para o Uruguai. Estava declarada a Guerra. No mais sangrento conflito do hemisfério sul nasce o acordo da tríplice coroa que unia Brasil, Argentina e Uruguai. Diretor: Luiz Bolognesi. Duração: 26 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 06 de fevereiro, sábado, às 01h e às 12h20; 08 de fevereiro, segunda-feira, às 15h; 09 de fevereiro, terça-feira, às 09h.

Sábado – 06/02

13h - “Coleção Arte Presente em Inhotim” (Série) — Ep. "Tunga"

A partir de conversas com o artista e de registros da abertura da Galeria Psicoativa em Inhotim, quando foram re-performatizados quatro de seus trabalhos emblemáticos, o programa reflete sobre a potência cênica e os modos de ativação de corpos sociais e coletivos.  Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 07 de fevereiro, domingo, às 16h45. 

Domingo – 07/02

21h – "Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos” (Documentário)

Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos é uma frase que o diretor Marcelo Masagão encontrou na entrada de um cemitério e batiza seu filme. O longa é um retrato da banalização da vida e da morte, construído com fragmentos de imagens trágicas do século XX. Trechos de reportagens de TV, clássicos do cinema, matérias de revista e jornais nos lembram de tempos violentos na história da humanidade. Sem muitas palavras, o filme é uma construção muito mais visual do que retórica. Além dos personagens ilustres que mudaram o curso do século XX estão também pessoas comuns e suas histórias de vida e morte. Foi uma época construída em cima de desenvolvimento, tecnologia, industrialização e muitos sacrifícios.  Diretor: Marcelo Masagão. Duração: 73min. Classificação: 16 anos. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato