Home Top Ad

Ciência Alimentar ensina a preparar três sobremesas nesta terça na TV Brasil

Share:

Divulgação

O quarto episódio inédito da série documental Ciência Alimentar mostra como fazer três receitas de sobremesas a partir do conhecimento científico nesta terça (5), às 20h30, na TV Brasil. A atração ensina a confeitar um pudim cremoso italiano, um brownie de chocolate ao leite e uma pavlova, doce em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova.

Após a exibição na telinha da emissora pública, as edições do seriado ficam no aplicativo TV Brasil Play. É possível conferir as orientações mostradas na produção e entender os processos físicos, químicos e biológicos envolvidos no preparo dessas incríveis sobremesas.

Merengues delicados, doces arejados e chocolate derretendo são pratos de dar água na boca. Para tornar nossa vida mais açucarada, os confeiteiros inventam novas combinações de gostos e texturas. O programa mostra que não é tão difícil, ao que parece, preparar doces como obras de arte culinária.

Os apresentadores Alexander Kochetkov e Ekaterina Lopareva consultam especialistas com talento na cozinha. A confeiteira Eva Egorova explica a composição da gelatina a partir de estruturas proteicas para se preparar um pudim. Ela também orienta a produzir uma combinação de textura com casca crocante e centro macio e suave por dentro no doce chamado pavlova.

Essa sobremesa de destaca pela leveza. A pavlova é um prato com requintes de status na confeitaria clássica. O doce surgiu para homenagear a bailarina russa Anna Pavlova. Inspirada na delicadeza de seus passos e elegantes movimentos no ballé, é feita com suspiros, creme no recheio e frutas na cobertura.

Já a confeiteira Ulyana Yuryeva mostra como fazer deliciosos brownies. Ela comenta que o sabor ao leite diferencia o chocolate trazendo um sabor suave, com aroma delicado e agradável. A convidada mostra o processo correto de cozinhar para alcançar a textura desejada

Para compreender melhor a lógica envolvida ao confeitar uma receita com chocolate, o químico Alexander Kochetkov fala sobre as características físicas e químicas do cacau. Ele explica a estrutura molecular do chocolate e como a temperatura o afeta e influencia em sua consistência.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.