Carnaval, futebol e contravenção em 'Doutor Castor', documentário original Globoplay

Divulgação Globo

A imagem do castor não está na cartela do jogo do bicho. Ficou fora da lista de 25 animais escolhidos em 1892, quando o barão João Batista Drummond pensou em um jogo de sorte para atrair mais visitantes ao Jardim Zoológico de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Mas o nome do roedor tornou-se o mais conhecido de todos quando o singelo entretenimento virou atividade clandestina, até hoje sinônimo de ilegalidade e lavagem de dinheiro. Essa história é contada no primeiro documentário do Esporte da Globo original para o Globoplay, disponível a partir desta quinta-feira, dia 11. "Doutor Castor" mostra a trajetória do bicheiro Castor de Andrade, um personagem que transitava entre a obscuridade da contravenção, a popularidade do futebol e o brilho do Carnaval.
 
Dirigido por Marco Antonio Araujo, o documentário reúne, em quatro episódios, depoimentos de mais de 30 pessoas que conheceram Castor ou tiveram participação em sua história. Presidente do Bangu Atlético Clube e patrono da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, usou o futebol e o Carnaval, duas paixões populares, para se inserir de forma positiva na sociedade. O roteiro assinado pelo próprio Marco Antonio e por Rodrigo Araujo ilumina momentos que muitas vezes parecem até fictícios de tão surpreendentes. Na sexta-feira, a partir das 21h, o SporTV exibe o primeiro episódio na ‘Sessão Globoplay’.  
 
“O Esporte da Globo sempre cumpriu com excelência a missão de informar e contar boas histórias. Com 'Doutor Castor', mostramos esse trabalho em um novo formato, no qual pretendemos investir cada vez mais: o documentário. É um material rico em pesquisa e com muitas imagens inéditas, que mostra a trajetória de um personagem único”, destaca o Diretor de Conteúdo do Esporte da Globo, Renato Ribeiro.
 
“O investimento em séries documentais sobre o esporte foi natural dentro da Globo. O esporte move paixões e conecta as pessoas, é um tema presente na casa de todos os brasileiros. Ter o Esporte da Globo junto com o Globoplay foi fundamental, pois eles reúnem a experiência, expertise e originalidade da qual buscamos”, complementa a Head de Conteúdo do Globoplay, Ana Carolina Lima.
 
"Doutor Castor" passeia pelos ambientes que marcaram a atuação do contraventor. O primeiro episódio mostra a ascensão ao poder, como o dinheiro de uma atividade irregular influenciava os caminhos do Bangu e da Mocidade, e como o bicheiro despertava a admiração de seus protegidos e o temor dos inimigos. O auge de Castor é tema do segundo capítulo, com o controle do jogo do bicho, o título do Carnaval de 1985 e a final do Campeonato Brasileiro do mesmo ano. O terceiro explora a atuação política nos bastidores. Por fim, a derrocada. Foragido e condenado, vê o cerco da Justiça se fechar e um grande esquema de corrupção ser desvendado. Mesmo após a morte, em 1997, a briga familiar pela herança ainda provocou episódios de violência pelo Rio de Janeiro. 
 
ENTREVISTA COM O DIRETOR MARCO ANTÔNIO ARAÚJO
 
Como surgiu a ideia de fazer um documentário sobre Castor de Andrade?
É um personagem irresistível, que caiu em certo ostracismo depois da condenação por formação de quadrilha, em 1993. Os amigos se afastaram e virou tabu falar do Castor, até porque a guerra pelo poder do jogo do bicho continua até hoje. Esta é a razão pela qual não existe uma biografia ou um documentário sobre ele. Eu sempre fui fascinado pela história – não pela pessoa – e senti que era o momento de revisitar este personagem. Ao pesquisar o arquivo da Globo, me deparei com um tesouro: havia um material riquíssimo, coisas que nunca foram exibidas na TV. Ali eu tive certeza de que merecia um documentário.
 
Quanto tempo durou o trabalho de pesquisa e de produção deste material? Qual foi a etapa mais difícil no trabalho?
Desde o esboço do pré-roteiro até o lançamento da série, o trabalho durou um ano e quatro meses. A maior dificuldade no processo de pesquisa foi a pouca literatura que existe sobre a guerra do jogo do bicho, que ocorreu em meados dos anos 70 e 80 no Rio de Janeiro. O livro “Os Porões da Contravenção”, dos jornalistas Aloy Jupiara e Chico Otávio, foi muito útil. Mas ainda assim havia outras histórias sobre o Castor que estavam fragmentadas em relatos orais, jornais e documentos antigos. Montar este quebra-cabeça foi um desafio gigantesco. Pessoas que eram muito próximas do Castor, como o advogado Michel Assef e o cantor Agnaldo Timóteo, mostraram-se receptivas a participar da série. Como o documentário se propõe a mostrar todas as facetas do personagem, temos depoimentos dos amigos e dos inimigos.
 
O que representa para você liderar a primeira produção do Esporte da Globo original para o Globoplay?  
Liderar a primeira produção do Núcleo de Documentários do Esporte da Globo original para o Globoplay é um privilégio. Entrei aqui como estagiário há 13 anos e meio, hoje sou editor de esportes do ‘Jornal Nacional’. Mas dirigir e roteirizar uma série documental do porte de ‘Doutor Castor’ é algo que ainda não consigo dimensionar. Sou muito grato pela oportunidade que a direção do Esporte me deu e pela equipe sensacional que fez este documentário virar realidade.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato