Canal Brasil exibe programação especial com reflexões sobre a luta indígena

Divulgação

Sempre esteve atento às questões identitárias e das minorias, o Canal Brasil exibe, no representativo Dia do Índio (19/04), uma programação especial que permitem ao assinante refletir sobre o tema, trazendo histórias de resistência da luta indígena. A partir das 6h, vão ao ar em sequencia os documentários “Amazônia - O Despertar da Florestania” (2019), de Miguel Przewodowski e Christiane Torloni; “Amazônia Sociedade Anônima” (2020), de Estevão Ciavatta; “Ailton Krenak, O Sonho da Pedra” (2018), de Marco Altberg; e “Ex-Pajé” (2018), de Luiz Bolognesi; a ficção “A Febre” (2020), de Maya Da-Rin; e o curta “Em Busca da Terra Sem Males” (2017), de Anna Azevedo. Na mesma data, o Cinejornal, que vai ao ar às 13h30, trará uma matéria refletindo sobre como a população nativa é retratada no cinema brasileiro.

A luta pelo direito de existir, por ser ouvido, por estar inserido na sociedade em meio à preservação da sua cultura, da sua origem, de suas terras e de seus costumes tornou-se uma pauta urgente não somente para os povos indígenas, mas também para a humanidade.

Confira a programação:

19/04 – Segunda

Amazônia - O Despertar da Florestania (2019) (110’)
Horário: Dia 19/04, às 6h
Direção: Miguel Przewodowski, Christiane Torloni;
Sinopse: Como o Brasil tem lidado com a natureza e os recursos naturais? A partir de entrevistas com especialistas e o resgate de figuras históricas, discute-se a noção de cidadania da floresta.
Classificação: Livre.
Gênero: Documentário.

Amazônia Sociedade Anônima (2020) (72’)
Horário: Dia 19/04, às 7h55
Direção: Estevão Ciavatta;
Sinopse: Diante do fracasso do governo brasileiro em proteger a Amazônia, índios e ribeirinhos, em uma união inédita liderada pelo Cacique Juarez Saw Munduruku, enfrentam máfias de roubo de terras e desmatamento ilegal.​
Classificação: 10 anos.
Gênero: Documentário.

Ailton Krenak, O Sonho da Pedra (2018) (51’)
Horário: Dia 19/04, às 9h10
Direção: Marco Altberg;
Sinopse: Ailton Krenak, líder descendente da etnia Krenak, é atuante na defesa dos povos indígenas. Após estudar em SP, ele viajou pelo Brasil e o mundo e se tornou embaixador das culturas originais brasileiras.
Classificação: 10 anos.
Gênero: Documentário.

Ex-Pajé (2018) (80’)
Horário: Dia 19/04, às 10h05  
Direção: Luiz Bolognesi;
Sinopse: Um poderoso pajé passa a questionar sua fé depois do primeiro contato com brancos que julgam sua religião como demoníaca.
Classificação: Livre.
Gênero: Documentário.

A Febre (2020) (96')
Horário: Dia 19/04, às 11h25
Direção: Maya Da-Rin;
Elenco: Regis Myrupu, Rosa Peixoto, Johnatan Sodré;
Sinopse: Justino, de 45 anos, indígena do povo Desana, é segurança no porto de Manaus, Amazonas. Enquanto sua filha se prepara para estudar medicina em Brasília, Justino é dominado por uma febre misteriosa.
Classificação: 10 anos.
Gênero: Drama.

Em Busca da Terra Sem Males (2017) (16’)
Horário: Dia 19/04, às 13h00
Direção: Anna Azevedo;
Sinopse: Nos arredores da cidade do Rio de Janeiro, um grupo indígena sem terra ergue uma pequena aldeia. Ali, crianças crescem entre as antigas tradições, como a língua Guarani, e a cultura urbana, como o rap.
Classificação: 10 anos.
Gênero: Documentário.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato