Canal Brasil exibe programação especial com reflexões sobre a luta indígena

Divulgação

Sempre esteve atento às questões identitárias e das minorias, o Canal Brasil exibe, no representativo Dia do Índio (19/04), uma programação especial que permitem ao assinante refletir sobre o tema, trazendo histórias de resistência da luta indígena. A partir das 6h, vão ao ar em sequencia os documentários “Amazônia - O Despertar da Florestania” (2019), de Miguel Przewodowski e Christiane Torloni; “Amazônia Sociedade Anônima” (2020), de Estevão Ciavatta; “Ailton Krenak, O Sonho da Pedra” (2018), de Marco Altberg; e “Ex-Pajé” (2018), de Luiz Bolognesi; a ficção “A Febre” (2020), de Maya Da-Rin; e o curta “Em Busca da Terra Sem Males” (2017), de Anna Azevedo. Na mesma data, o Cinejornal, que vai ao ar às 13h30, trará uma matéria refletindo sobre como a população nativa é retratada no cinema brasileiro.

A luta pelo direito de existir, por ser ouvido, por estar inserido na sociedade em meio à preservação da sua cultura, da sua origem, de suas terras e de seus costumes tornou-se uma pauta urgente não somente para os povos indígenas, mas também para a humanidade.

Confira a programação:

19/04 – Segunda

Amazônia - O Despertar da Florestania (2019) (110’)
Horário: Dia 19/04, às 6h
Direção: Miguel Przewodowski, Christiane Torloni;
Sinopse: Como o Brasil tem lidado com a natureza e os recursos naturais? A partir de entrevistas com especialistas e o resgate de figuras históricas, discute-se a noção de cidadania da floresta.
Classificação: Livre.
Gênero: Documentário.

Amazônia Sociedade Anônima (2020) (72’)
Horário: Dia 19/04, às 7h55
Direção: Estevão Ciavatta;
Sinopse: Diante do fracasso do governo brasileiro em proteger a Amazônia, índios e ribeirinhos, em uma união inédita liderada pelo Cacique Juarez Saw Munduruku, enfrentam máfias de roubo de terras e desmatamento ilegal.​
Classificação: 10 anos.
Gênero: Documentário.

Ailton Krenak, O Sonho da Pedra (2018) (51’)
Horário: Dia 19/04, às 9h10
Direção: Marco Altberg;
Sinopse: Ailton Krenak, líder descendente da etnia Krenak, é atuante na defesa dos povos indígenas. Após estudar em SP, ele viajou pelo Brasil e o mundo e se tornou embaixador das culturas originais brasileiras.
Classificação: 10 anos.
Gênero: Documentário.

Ex-Pajé (2018) (80’)
Horário: Dia 19/04, às 10h05  
Direção: Luiz Bolognesi;
Sinopse: Um poderoso pajé passa a questionar sua fé depois do primeiro contato com brancos que julgam sua religião como demoníaca.
Classificação: Livre.
Gênero: Documentário.

A Febre (2020) (96')
Horário: Dia 19/04, às 11h25
Direção: Maya Da-Rin;
Elenco: Regis Myrupu, Rosa Peixoto, Johnatan Sodré;
Sinopse: Justino, de 45 anos, indígena do povo Desana, é segurança no porto de Manaus, Amazonas. Enquanto sua filha se prepara para estudar medicina em Brasília, Justino é dominado por uma febre misteriosa.
Classificação: 10 anos.
Gênero: Drama.

Em Busca da Terra Sem Males (2017) (16’)
Horário: Dia 19/04, às 13h00
Direção: Anna Azevedo;
Sinopse: Nos arredores da cidade do Rio de Janeiro, um grupo indígena sem terra ergue uma pequena aldeia. Ali, crianças crescem entre as antigas tradições, como a língua Guarani, e a cultura urbana, como o rap.
Classificação: 10 anos.
Gênero: Documentário.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem