“Enxergo o risco de uma virada política para uma ditadura'', diz Dom Odilo Scherer no Roda Viva

Divulgação

No Roda Viva da última segunda-feira (12/4), Dom Odilo Scherer, cardeal-arcebispo de São Paulo, falou sobre as consequências do radicalismo na sociedade neste momento. Ele acredita que é um risco esse tipo de pensamento e que isso pode desencadear em uma ditadura. "Enxergo o risco de uma virada política para uma ditadura, ou então uma tendência a um certo fascismo que se vai afirmando sempre mais", disse o entrevistado.

Sobre as declarações do presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, Scherer comentou que ajudam a afirmar tendências de polarização e de fanatismo. Segundo ele, o discurso piora quando se mistura com religião: "Instrumentalização da religião em função de afirmação de partido e de ideologia".

Quando questionado pela jornalista Patrícia Zorzan sobre sua avaliação em relação à pandemia no País, ele disse: "O governo federal não adotou em tempo as medidas que deveriam ser tomadas. Isso, naturalmente, está trazendo suas consequências. Mas é um problema que temos que resolver juntos e com muita paciência. Ainda é tempo de tomar medidas para que as coisas não piorem". E destacou: "Mesmo com uma demanda muito grande, havia a possibilidade da imunização acontecer de maneira mais rápida".

Dom Odilo Scherer concorda com a medida que impede a presença do público na missa diante do alto índice de mortes por complicações da Covid-19. "Nós estamos torcendo e contribuindo para que a pandemia, o quanto antes, seja vencida e nós possamos ter um momento mais normal na nossa vida", disse.

Ainda respondendo à jornalista Patrícia, agora sobre sua opinião acerca do acesso às armas por parte de cidadãos comuns, o líder religioso disse: "É um grande engano achar que isso é satisfazer o direito da população. É um grande risco armar a população, e amanhã mesmo isso pode se voltar contra ela. Isso deve ser visto como um grande risco para a paz social no Brasil", declarou.

Ao mencionar a inclinação cristã do presidente Jair Bolsonaro, Diego Amorim, repórter do O Antagonista, questionou se as frases do chefe do executivo de desprezo aos mortos pelo coronavírus estavam de acordo com o cristianismo. "Isso não só não concorda com o cristianismo como, humanamente, manifesta pouca sensibilidade e pouca polidez. Não se espera isso de uma autoridade que deveria dar um outro tipo de exemplo de postura", concluiu o arcebispo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato