Festival 125 Anos de Cinema apresenta Roberto Rossellini, Vittorio De Sica e o Neorrealismo Italiano

Reprodução

Movimento que foi um grande contraponto político e artístico ao fascismo da Itália, principalmente no cinema, o Neorrealismo Italiano foi responsável por representar a realidade social, política e econômica do país que estava em ruínas no final da Segunda Guerra Mundial. Roma, Cidade Aberta, de Roberto Rossellini, foi filmado logo depois da libertação da capital do regime totalitário de Mussolini e seu lançamento foi o marco do movimento, em 1945. No domingo (18), o cinema neorrealista italiano é destaque no Festival 125 Anos de Cinema, que vai ao ar sempre aos domingos no Telecine Cult e está disponível a qualquer momento na plataforma de streaming.

Entre os filmes em destaque na programação estão Belíssima de Luchino Visconti; Ladrões de Bicicleta, drama de 1948 que rendeu à Vittorio De Sica o Oscar Honorário de filme em língua estrangeira mais notável; e Roma, Cidade Aberta de Rossellini, que venceu o Grande Prêmio do Festival de Cannes e foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro. A produção foi a primeira da trilogia sobre o pós-guerra do diretor que ainda conta com Paisà e Alemanha, Ano Zero.

Filmes do Neorrealismo Italiano estão disponíveis na cinelist Festival 125 Anos de Cinema no streaming do Telecine, hub de cinema mais completo do país, que reúne mais de dois mil títulos em seu catálogo. Os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filmes são gratuitos para novos usuários.

DOMINGO (18)

Festival 125 Anos de Cinema: Neorrealismo Italiano

Belíssima
No Telecine Cult, dia 18, às 10h35

Madalena Cecconi tenta transformar a filha Maria em uma grande estrela de cinema. Ela vê em uma audição para protagonista do filme de um famoso cineasta a oportunidade perfeita para isso, mas a partir dali as duas passam a lidar com muitas desilusões.

Direção: Luchino Visconti
Elenco: Anna Magnani, Walter Chiari, Tina Apicella, Gastone Renzelli
Itália. 1951. Comédia. 114 min.

Milagre em Milão
No Telecine Cult, dia 18, às 12h40

O jovem Totò passou boa parte da vida em um orfanato. Prestes a sair, ele tem uma visão com a sua antiga mãe, que lhe concede uma pomba mágica. Agora, Totò tenta construir uma vida digna para si, mas precisa lidar com a pobreza e uma cidade destruída pela guerra. Dirigido por Vittorio De Sica, o filme foi indicado a dois BAFTAs, incluindo o de Melhor Filme.

Direção: Vittorio De Sica
Elenco: Francesco Golisano, Brunella Bovo, Emma Gramatica
Itália. 1951. Comédia. 96 min.

Onde Está a Liberdade?
No Telecine Cult, dia 18, às 14h25

Salvatore Lojacono sai da prisão após cumprir uma pena de 20 anos. Sem conseguir se adaptar ao novo mundo pós-guerra, ele tenta de tudo para voltar à cadeia. O diretor Roberto Rossellini foi um dos principais responsáveis pelo sucesso internacional do neorrealismo italiano.

Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Totò, Vera Molnar, Nyta Dover
Itália. 1954. Drama. 91 min.

Era Noite em Roma
No Telecine Cult, dia 18, às 16h05

Sob a ocupação alemã, três militares de diferentes nacionalidades escapam de um campo nazista de extermínio em Roma e tentam chegar às linhas aliadas. Para isso, eles contam com o apoio de italianos que encontram pelo caminho. Dirigido por Roberto Rossellini, um dos principais responsáveis pelo sucesso internacional do neorrealismo italiano.

Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Leo Genn, Giovanna Ralli, Sergey Bondarchuk
França. Itália. 1960. Drama. 128 min.

Ladrões de Bicicleta
No Telecine Cult, dia 18, às 18h25

Em Roma, o trabalhador Antonio Ricci se esforça para sustentar a família e precisa de uma bicicleta para conseguir um novo emprego. Ele dá tudo que tem para comprar o transporte, mas a bicicleta é roubada, fazendo com que Antonio e o filho Bruno precisem rodar a cidade para procurá-la. Dirigido por Vittorio De Sica, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.

Direção: Vittorio De Sica
Elenco: Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell
Itália. 1948. Drama. 88 min.

Roma, Cidade Aberta
No Telecine Cult, dia 18, às 20h05

Roma, 1944. Durante a ocupação nazista em Roma, o líder da resistência Giorgio Manfredi é perseguido pela Gestapo. Seu amigo Francesco, que vai se casar com a viúva Pina, e o padre Don Pietro Pellegrini ajudam-no a deixar Roma.

Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Anna Magnani, Aldo Fabrizi, Marcello Pagliero, Vito Annicchiarico
Itália. 1945. Drama. 105 min.

Paisà
No Telecine Cult, dia 18, às 22h

Seis capítulos reproduzem a condição humana na situação de guerra, a partir de julho de 1943 até o inverno de 1944. Uma mulher leva uma patrulha através de um campo de minas. Ela morre protegendo um militar, mas os Yankees acham que ela o matou.

Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Anna Magnani, Aldo Fabrizi, Marcello Pagliero, Vito Annicchiarico
Itália. 1946. Drama. 134 min.

Alemanha, Ano Zero
No Telecine Cult, dia 18, à 00h15

De Roberto Rossellini, o filme neo-realista retrata a Alemanha pós-guerra. Um garoto trabalha para sustentar o pai doente e os irmãos, até que, depois de um conselho, ele pensa em matar o próprio pai.

Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Edmund Moeschke, Ernst Pittschau, Franz-Otto Krüger, Ingetraud Hinze
Itália. 1948. Drama. 78 min.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato