Repórter Eco apresenta edição especial dedicada aos povos indígenas no Brasil

Reprodução

Neste domingo (18/4), em homenagem ao Dia do Índio, o Repórter Eco apresenta uma edição especial sobre os povos indígenas no Brasil. Com apresentação de Márcia Bongiovanni, o programa fala sobre o documentário A Última Floresta; mostra o trabalho das mulheres indígenas no cultivo da pimenta Baniwa e relata a ação movida contra um grupo varejista por desmatamentos e violações dos direitos humanos na Amazônia. Vai ao ar, excepcionalmente, às 18h30.

O famosos xamã e líder indígena Davi Kopenawa é o protagonista e um dos autores do roteiro do filme A Última Floresta. O documentário, dirigido pelo cineasta Luiz Bolognese e exibido no Festival de Berlim, será lançado no Brasil neste domingo, no encerramento do Festival É Tudo Verdade. O filme mostra a resistência do povo Yanomami, que vive na Amazônia, e há décadas é ameaçado pelas invasões de garimpeiros.

As mulheres indígenas da etnia Baniwa produzem nas roças da Terra Alta Rio Negro, no Amazonas, cerca de 78 variedades de pimenta. A reportagem apresenta como o produto conquistou o mercado nacional e internacional por meio da Origens Brasil, rede que conecta empresas e povos da floresta.

E, por fim, a edição especial conta como uma rede internacional de supermercado é levada à justiça por desmatamentos e violações dos direitos humanos na Amazônia, com base em uma lei em vigor na França. A ação contra o grupo varejista Casino é movida por indígenas brasileiros e colombianos, além de ambientalistas franceses e americanos. No Brasil, o processo é conduzido por um indígena de 33 anos com pós-doutorado e atuação no exterior.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato