Sucesso de 1989, 'O Salvador da Pátria' estreia no VIVA

Divulgação Memória Globo

No dia 12 de abril, a partir das 14h15, o público poderá rever mais um clássico no VIVA. Com Lima Duarte, Maitê Proença, Francisco Cuoco, Susana Vieira e grande elenco, "O Salvador da Pátria" conta a trajetória de Sassá Mutema, um homem do interior, humilde e sem estudo, que, após ser inocentado de um crime, ganha popularidade, passa a chamar atenção de políticos até virar prefeito da cidade em que vive. "O Sassá Mutema é um personagem muito querido. Foi dos melhores, tive a sorte de fazer grandes personagens. Ele é como eu, uma pessoa de transição. Sou um ator de um mundo de transição, do rural para o urbano, e o Sassá é um personagem disso. Ele passa do rural para o urbano. Era boia-fria e tinha um grande amor à terra. Olha que bonito que é esse homem", comenta Lima.

A trama começa quando Severo Toledo (Francisco Cuoco) - um rico, ambicioso e conservador político da região - casa sua amante, Marlene (Tássia Camargo), com o ingênuo Sassá Mutema (Lima Duarte) para abafar boatos e não afetar sua imagem pública. Sassá, um bóia-fria que vive da colheita de laranjas, mantém uma relação de amizade com Marlene, mas tudo muda quando o inescrupuloso e corrupto radialista Juca Pirama (Luis Gustavo) passa a explorar a história. Logo, quando Juca e Marlene são encontrados mortos, Sassá passa a ser o principal suspeito do crime.

A novela também marcou época pelo par romântico formado por Lima Duarte e Maitê Proença. Professora universitária, Clotilde Ribeiro (Maitê Proença) chega à modesta cidade de Tangará com o intuito de desenvolver sua tese sobre o processo de dedução lógica em um adulto alfabetizado. Lá, em contato com os boias-frias que ensina a ler, conhece Sassá (Lima Duarte), o mais aplicado de seus alunos, que por ela nutre um amor platônico. Após a prisão de Sassá, Clotilde não mede esforços para provar a inocência do matuto. A repercussão da história gera tanta popularidade que chama atenção de políticos locais que passam a querer transformar Sassá em prefeito da cidade. "Clotilde era uma idealista que ia pro campo ensinar iletrados a se tornarem pessoas respeitadas e equipadas para vida. Ela acreditava no poder da educação. Sabia que a inteligência não basta, e que é preciso conhecimento para o ser humano se desenvolver", comenta Maitê. "A relação entre dois personagens, tão diferentes em tudo, surpreendeu, intrigou e até chocou a sociedade. Eu aprendi muito no convívio com os atores à minha volta. Além do Lima, a Clotilde vivia na casa que pertencia ao personagem do Mário Lago, que era um excelente ator e uma pessoa deliciosa. O elenco todo era magistral e o autor, Lauro César Muniz, estava inspiradíssimo", finaliza.

Com nomes de peso no elenco, a novela também contou com Betty Faria, José Wilker, Cecil Thiré, Antonio Grassi, Lucinha Lins, Suzy Rêgo, entre outros. Em sua trilha sonora, "Lua e Flor" de Oswaldo Montenegro embalava o romance de Sassá e Clotilde e se tornou umas das músicas mais emblemáticas da trama. "O Salvador da Pátria" foi originalmente exibida em 1989 na TV Globo. Escrita por Lauro César Muniz, com a colaboração de Alcides Nogueira e Ana Maria Moretzsohn, a produção teve direção geral de Paulo Ubiratan. Em 1998 foi reapresentada pela TV Globo no ‘Vale a Pena Ver de Novo’. No VIVA, a pedido de fãs, é a primeira vez que a novela é exibida.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato