TV Cultura exibe documentário inédito sobre Usina de Belo Monte

Divulgação

A TV Cultura exibe neste sábado (1º/5), às 23h, o documentário inédito Belo Monte: Usina de Problemas. Produzido pelo jornalismo da emissora, que é dirigido por Leão Serva, a atração traz à luz os conflitos causados pela obra da quarta maior hidrelétrica do mundo, que ameaça o futuro da Amazônia.

Ao longo do documentário, a TV Cultura conversa com lideranças indígenas, ambientalistas, pesquisadores e com a população impactada para colocar em pauta as problemáticas que a usina traz hoje.

A obra consumiu 40 bilhões de reais, mas seu custo para o país é incalculável, segundo o Ministério Público Federal. Entre os danos, ribeirinhos desalojados, populações indígenas sem sustento de suas tradições e a Amazônia com a perda de espécies endêmicas.

Com sua primeira turbina inaugurada há cinco anos, a usina de Belo Monte, localizada na Bacia do Rio Xingu, foi projetada para ser a terceira maior hidrelétrica do mundo e gerar energia para 60 milhões de brasileiros. Hoje, por conta do regime de cheias e secas do Rio Xingu, produz menos da metade do previsto e gera polêmicas entre os ambientalistas.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem