Antiga rixa entre Astor Piazzolla e Eduardo Rovira, resgata tango vanguardista em concerto inédito, no Film& Arts

Divulgação

Neste domingo, 30/05, às 18h30, tem um programa imperdível para os amantes de tango no Film&Arts com a exbição do concerto ''Piazzolla-Rovira: The Edge of Tango''. Apresentando o grupo belga SONICO, que revisita as origens do tango de vanguarda ao lado de Astor Piazzolla e Eduardo Rovira, o concerto também pode ser acompanhado no canal do YouTube do canal.

A produção acompanha o repertório do terceiro álbum dos intérpretes, no Minard Schouwburg, em Gant, na Bélgica, usando da falsa polêmica sobre o atrito entre os vanguardistas enquanto reivindica um confronto no palco. Quem será o verdadeiro o inventor do gênero moderno?

A história

Em 1955, Piazzolla apresentou o que seria o primeiro impulso para a construção de um tango moderno, junto ao Octeto Buenos Aires, e no ano seguinte, Rovira ingressou no Octeto La Plata, mas não deixou registros fonográficos. Com isso, os fãs dos intérpretes iniciaram uma disputa que duraria décadas, até a idealização do projeto Edge of Tango.

Este é o ponto de partida para entender a necessidade de um grupo SONICO, onde ambos apresentam a música dos dois octetos, expoentes inaugurais da vanguarda do tango. O trabalho de pesquisa e as transcrições realizadas pelo octeto não só resgatam um repertório perdido, (uma vez que Piazzolla queimou as partituras, e os originais de Rovira foram danificados por uma enchente) mas também incorporam quatro versões inéditas que foram preservadas apenas em gravações não profissionais.

Recuperando a modernidade: “O repertório deste concerto é composto por 16 obras. Fizemos um grande esforço para recuperar algumas das partituras”, diz Ariel Eberstein, baixista do SONICO. "O trabalho de pesquisa do terceiro álbum de SONICO não apenas recupera repertório previamente gravado (mas perdido), mas inclui quatro peças inéditas."

Intérpretes:

Lysandre Donoso (França) - Bandoneón I
Carmela Delgado (França) - Bandoneón II
Stephen Meyer (Estados Unidos) - Violino I
Daniel Hurtado Jimenez (Espanha) - Violino II
Guillaume Lagravière (França) - Violoncelo
Camilo Cordoba (Argentina) - Violão
Ariel Eberstein (Argentina) - Contrabaixo
Ivo De Greef (Bélgica) - Piano

“Piazzolla-Rovira: The Edge of Tango” também pode ser encontrado nas plataformas de VoD dos operadores de TV paga que oferecem o Film & Arts em seu pacote – a disponibilidade pode variar em cada operadora, e no canal oficial do Film & Arts no YouTube.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem