Câmera Record mostra a vida de brasileiros que moram dentro de carros

Divulgação

Neste domingo, dia 23/05, o Câmera Record traz relatos de pessoas que, por problemas familiares, com drogas e financeiros, passaram a viver dentro de veículos. 

Para o urbanista Vinicius Andrade, a ideia de morar em um carro é uma alternativa criativa, mas que não resolve o problema. "Da total escassez, eles encontram caminhos para se virar. Mas é difícil dizer que essas situações são moradias dignas, porque não tem a qualidade desejada e, principalmente, não fazem da pessoa um cidadão", explica.

Há sete meses, Gilmar Braz e a esposa moram com os seis filhos dentro de um ônibus adaptado. E este não é o primeiro carro que transformaram em casa - já tiveram duas kombis e um veículo escolar. O ônibus que abriga a família agora fica parado perto de uma estação de trem e metrô, na região central de São Paulo. "Às vezes, passam amigos da escola e os meninos se escondem, porque têm vergonha de morar aqui", lamenta Gilmar. 

Na mesma rua da família Braz, um outro veículo serve como lar para  João. E ele está longe de viver sozinho: cuida de dez cachorros e um ganso. Ele conta que foi a única solução que encontrou depois de ter perdido muito dinheiro. "Para falar a verdade, é humilhante. Debocham, jogam coisas nos cachorros... E cadê o respeito?", diz. 

Robson vive em um carro abandonado há um ano. Ele se desentendeu com a família por causa de problemas com drogas e saiu de casa. Hoje, recolhe e vende material reciclado. Segue em busca de emprego, mas com muita dificuldade. "O fato de você estar na rua, aí já falam: 'Na rua? Não tem como'", conta.  

Ele já estava há um ano sem ver o pai. Não teve coragem de contar que passou a viver em um carro, mas, junto com a equipe do Câmera Record, decidiu finalmente reencontrá-lo. 

O Câmera Record vai ao ar neste domingo, às 23h15. A apresentação é de Luiz Fara Monteiro. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato