Chef Rafa Ramos se despede do 'Mestre do Sabor'

Divulgação Artur Meninea/Gshow

O 'Mestre do Sabor' de ontem (27) se inspirou nos sabores e temperos da culinária baiana para a terceira etapa da fase ‘Na Pressão’. Os pratos elaborados pelo time da mestre Kátia Barbosa conquistaram Claude Troisgros e Batista na avaliação às cegas, garantindo a imunidade para a prova eliminatória. No primeiro desafio da noite, o ‘Menu Confiança’, os grupos tinham 65 minutos para entregar um menu completo inspirado na culinária da Bahia. O time vencedor preparou como primeiro prato uma pimenta dedo-de-moça recheada de vatapá, vinagrete de camarão e farofa; um arroz de hauçá com creme de camarão defumado e carne-seca como segundo prato e a sobremesa foi uma tapioca de pé de moleque e cremoso de amendoim.  
 
Os mestres Leo Paixão e Rafa Costa e Silva puderam salvar, cada um, um chef de seus grupos e resgataram Carol Francelino e Rodrigo Guimarães, respectivamente, da prova eliminatória. Individual, a ‘Batalha dos Cucas’ exigiu muita criatividade dos chefs, que precisaram elaborar uma receita de nhoque usando, obrigatoriamente, batata-doce, abóbora, inhame ou mandioquinha. Os ingredientes foram definidos por sorteio para cada um dos participantes. O chef Cadu Moura, do time de Leo Paixão, preparou o melhor prato: um nhoque de mandioquinha com dashi de pimenta-de-cheiro, garantindo imunidade para o próximo programa. O chef Rafa Ramos, que fez um nhoque patê à choux com passata de tomate assado foi o eliminado da noite e deixou a competição. 
 
Para repercutir o programa de ontem e falar sobre os próximos desafios da competição, Monique Alfradique recebe a mestre Kátia Barbosa e o chef Cadu Moura para um papo nesta sexta-feira (28), às 18h, nas redes sociais do programa (@mestredosabor).
 
Sucesso entre os formatos originais da Globo, ‘Mestre do Sabor’ tem direção artística de LP Simonetti e direção geral de Aída Silva. Sob o comando de Claude Troisgros, com Batista e Monique Alfradique, o programa conta com os mestres Kátia Barbosa, Leo Paixão e Rafa Costa e Silva no comando dos times. ‘Mestre do Sabor’ vai ao ar às quintas-feiras, após ‘Império’, na TV Globo, e às sextas-feiras, às 21h30, no GNT.
 
Como ficam os times:
 
Leo Paixão – Aline Guedes, Bruna Martins, Cadu Moura, Carol Francelino e Pedro Barbosa
Kátia Barbosa – Bia Pimentel, Léo Modesto, Matheus Almeida, Pedro Franco e Vitória Gasques
Rafa Costa e Silva – Ana Carolina Garcia, Danilo Takigawa, Diogo Sabião, Ju Lima e Rodrigo Guimarães
  
ENTREVISTA COM O CHEF RAFA RAMOS
 
Para você, o que significou participar da terceira temporada de 'Mestre do Sabor'?
Rafa Ramos – Foi a maior realização da minha carreira até agora. Eu me senti prestigiado por ser convidado e foi de grande aprendizado, principalmente por poder conhecer tantos cozinheiros incríveis. Alguns eu já acompanhava, outros eu já tinha ouvido histórias e outros e nunca tinha visto, principalmente a galera que não está nos grandes centros. Foi tão gostoso, tão divertido. Se eu tiver que dizer em uma só palavra: incrível. 
 
Conte um pouco sobre a troca com o mestre e os colegas de time, por favor.
Rafa Ramos – A primeira prova foi bem tensa, até porque a gente não se conhecia. Passamos por todo aquele momento de isolamento e isso fez com que todos ficassem mais ansiosos, mais apreensivos. O fato de não conhecermos a cozinha também trouxe uma tensão no início. Depois, na segunda prova, já estávamos mais afinados. Em todas as provas que participei, trabalhei em parceria com a Bruna Martins, e a troca foi incrível. Ela é uma cozinheira talentosíssima. Poder estar ao lado de cozinheiros incríveis, poder dividir a bancada com eles, eu aprendi muito. E o Leo Paixão, um grande competidor, conhece como ninguém o paladar do Claude Troisgros. Ele tinha um lance de fazer umas pegadinhas que eu acho muito divertido no Leo. Ele é cirúrgico. Ele é muito talentoso e sabe direcionar. 
 
O que você leva dessa experiência? Você mudaria alguma coisa?
Rafa Ramos – Eu levo ídolos, eu fiquei fã de cada um ali dentro. Eu levo um olhar diferente para um reality show. Hoje, eu tenho certeza que o ‘Mestre do Sabor’ é 100% real. Respeito cada um dos que trabalham nos bastidores, cuidando da gente, dando tanta atenção. Eu levo esse amor que toda a equipe tem ao fazer esse trabalho e isso faz refletir no nosso. Muitas pessoas trabalham por trás para que nosso trabalho seja incrível ali na frente. Então, eu levo esse trabalho de equipe dos bastidores, os ídolos que conquistei, a experiência que ganhei. Se eu mudaria alguma coisa? Eu acho que, na prova em que fui eliminado, eu quis surpreender e arrisquei. Eu sabia que podia dar errado. Mas eram tantos cozinheiros incríveis fazendo aquela prova que eu tinha que arriscar. Não deu certo, infelizmente, mas acho que não mudaria nada. Na minha saída, não consegui me despedir, não queria me emocionar. Talvez, se eu mudasse alguma coisa, faria uma declaração no final. Isso transforma a gente. 
 
O que acha que mudará na sua carreira após sua passagem pela terceira temporada de ‘Mestre do Sabor’?
Rafa Ramos – Já está mudando! O amadurecimento que eu tive, o conhecimento que adquiri, os amigos que fiz. Acredito que meu negócio possa crescer ainda mais; eu já dobrei a quantidade de entregas semanais e acho que pode ficar ainda melhor. Me deu visibilidade. Eu recebi muitas mensagens de carinho das pessoas, principalmente de moradores do Complexo da Maré, pelo fato de eu ter nascido lá. Ganhei notoriedade para a galera do churrasco, mais do que eu já tenho. Muita gente da área de churrasco e carnes fez contato comigo para me parabenizar. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato