Curta! exibe filmes sobre ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart

Divulgação Curta!

Esta semana, o canal Curta! apresenta conteúdos especiais para quem gosta de história do Brasil. As trajetórias de dois presidentes que marcaram a política nacional durante o século XX estarão na programação através de uma ficção baseada na realidade e de um documentário.

A cinebiografia ''Getúlio'', de João Jardim, traz o ator Tony Ramos na pele de uma das personalidades mais controversas e, ao mesmo tempo, importantes desde a Proclamação da República: Getúlio Vargas. O filme narra os acontecimentos dos últimos meses de vida do estadista, a partir da crise gerada após o episódio conhecido como “atentado da Rua Tonelero”. A tentativa de assassinato do adversário político de Vargas, o jornalista Carlos Lacerda, acaba por vitimar seu segurança particular e é o estopim de uma série de fatos que culminam no suicídio de Vargas. A exibição é na Quarta do Cinema, 12 de maio, às 22h

Já em ''Jango'', documentário de Silvio Tendler, é retratado um período turbulento da história recente brasileira: a queda de João Goulart, presidente democraticamente eleito, após um golpe militar que iniciaria uma ditadura de mais de 20 anos. O longa é recheado de imagens de arquivo e entrevistas com figuras pessoalmente envolvidas naquele episódio histórico, como Leonel Brizola, Celso Furtado, Afonso Arinos e Frei Betto. O filme mostra também o funeral do presidente, morto durante o exílio, cuja divulgação fora censurada na época. A trilha sonora é de Milton Nascimento e Wagner Tiso. A exibição é na Sexta da Sociedade, 14 de maio, às 20h.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 10/05

21h30 – "Roda de Choro” (Série) – Ep.: ''Flauta''

Presente desde o início do choro, a flauta é o instrumento de alguns dos mais conhecidos pioneiros do gênero. Virtuoses como Callado, Patápio Silva, Pixinguinha, Copinha e Benedito Lacerda contribuíram fortemente na construção de sua linguagem. Na produção contemporânea, a flauta continua a rainha melodiosa do gênero. Direção: Luiz Guimarães de Castro. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 11 de maio, terça-feira, às 01h30 e às 15h30; 12 de maio, quarta-feira, às 09h30; 15 de maio, sábado, às 18h35; 16 de maio, domingo, à 09h45.

Terça das Artes - 11/05

22h25 – "Paulo Autran — O Senhor dos Palcos” (Documentário)

Documentário de longa-metragem sobre a vida e obra deste que foi, possivelmente, o maior ator brasileiro de todos os tempos, Paulo Autran. Diretor: Marco Abujamra. Duração: 82 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 12 de maio, quarta-feira, às 02h25 e às 16h25; 13 de maio, quinta-feira, às 10h25; 15 de maio, sábado, às 11h35; 16 de maio, domingo, às 18h15.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 12/05

22h – ''Getúlio'' (Cinebiografia)

Agosto de 1954. O jornalista de oposição Carlos Lacerda sofre um atentado à bala na porta da sua casa, em Copacabana. O pistoleiro erra o tiro e mata o major da Aeronáutica Rubens Vaz, que fazia a segurança de Lacerda. O presidente da República, Getúlio Vargas, é acusado de mandar matar o maior inimigo político do seu governo. Getúlio passa a ser pressionado por lideranças militares e pela oposição para renunciar ao mandato. As investigações mostram que a ordem para o atentado saiu de dentro do Palácio do Catete. Ao lado da filha, Alzira Vargas, seu braço direito na presidência, e colaboradores fiéis como Tancredo Neves e o general Zenóbio da Costa, Getúlio tenta se manter no poder e provar sua inocência. Diante das ameaças que pedem a deposição imediata do presidente, Getúlio comete um ato extremo. Diretor: João Jardim. Duração: 94min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 13 de maio, quinta-feira, às 02h e 16h; 14 de maio, sexta-feira, às 10h; 15 de maio, sábado, às 15h10; 16 de maio, domingo, às 22h05.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 13/05

22h20 – ''Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá'' (Documentário)

Discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o Terceiro Mundo, sejam comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos (1926-2001), gravada quatro meses antes de sua morte.  Diretora: Silvio Tendler. Duração: 90 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 14 de maio, sexta-feira, às 02h20 e 16h20; 16 de maio, domingo, às 15h05; 17 de maio, segunda-feira, às 10h20.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 14/05

20h – ''Jango'' (Documentário)

O filme refaz a trajetória política de João Goulart, o 24° presidente brasileiro, que foi deposto por um golpe militar nas primeiras horas de 1º de abril de 1964. A reconstituição da trajetória de Goulart é feita através da utilização de imagens de arquivo e de entrevistas com importantes personalidades políticas como Afonso Arinos, Leonel Brizola, Celso Furtado, Frei Betto e Magalhães Pinto, entre outros. O documentário captura a efervescência da política brasileira durante a década de 1960 sob o contexto histórico da Guerra Fria. “Jango” narra os detalhes do golpe e se estende até os movimentos de resistência à ditadura, terminando com a morte do presidente no exílio e imagens de seu funeral, cuja divulgação foi censurada pelo regime militar. Diretor: Silvio Tendler. Duração: 120 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 15 de maio, sábado, às 0h; 17 de maio, segunda-feira, às 01h e às 14h; 18 de maio, terça-feira, 08h.

Sábado – 15/05

22h – "Nelson Freire” (Documentário)

Documentário sobre a vida do pianista brasileiro Nelson Freire, com direção de João Moreira Salles. O filme acompanha a rotina de Nelson na intimidade de sua casa e em salas de concerto, desde o primeiro contato com os pianos desses locais até a recepção dos admiradores no camarim. A singularidade do documentário está na ausência de depoimentos sobre Nelson. Não há testemunhos de amigos ou parentes, de outros músicos, de críticos e nem de admiradores. A exceção é a renomada pianista argentina Martha Argerich, que mantém com Nelson uma amizade de mais de quatro décadas. Em foco, está a intimidade do artista, que surgiu como menino-prodígio no interior de Minas Gerais  e se tornou um dos mais consagrados pianistas clássicos da atualidade. Com movimentos econômicos, sem pressa, o documentário se aproxima de Nelson e encontra um temperamento introspectivo e uma notável capacidade de criar a beleza. “Nelson Freire” foi filmado no Rio de Janeiro, em São Paulo, na França, na Bélgica e na Rússia, entre maio de 2000 e agosto de 2001. Diretora: João Moreira Salles. Duração: 107 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 16 de abril, domingo, às 13h15.

Domingo – 16/05

20h05 – ''Libertem Angela Davis'' (Documentário)

O documentário retrata a vida de Angela Davis, professora universitária nascida no Alabama e conhecida pelo seu interesse na defesa dos direitos humanos. Ao ficar do lado de três prisioneiros negros nos anos 1970, ela entra para a lista das dez pessoas mais procuradas do FBI e se torna a mulher mais caçada dos Estados Unidos. Diretores: Shola Lynch. Duração: 97 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 17 de maio, segunda-feira, às 16h05; 18 de maio, terça-feira, às 10h05.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato