Economia sustentável é pauta do seriado documental Brasil 2050 desta sexta (28/5)

Divulgação

A série Brasil 2050 exibe episódio inédito sobre economia nesta sexta-feira, às 15h30, na TV Brasil. Durante o documentário, o programa apresenta dois casos de sucesso: o da Ouro Verde Amazônia, empresa que comercializa castanha do Brasil comprando direto de comunidades indígenas por todo norte do país, e o do Banco de Negócios Inclusivos, que oferece assessoria e pequenos empréstimos para estimular iniciativas em cooperativas na grande São Paulo.

No início dos anos 2000, as taxas de desmatamento na Amazônia brasileira atingiram patamares alarmantes e, nesse contexto, um grupo de jovens empreendedores apostou no pilar da criação de negócios sustentáveis que utilizassem as matérias-primas regionais, protegessem a floresta e gerassem renda para as comunidades locais. Assim foi criada, em 2002, a Ouro Verde Amazônia, com foco inicial no processamento da castanha do Brasil. 

O objetivo era promover a coleta da castanha por parte de comunidades tradicionais proporcionando uma renda adequada para estes grupos através da prática do comércio justo.

Dessa forma, a empresa remunerou seus fornecedores com um valor aproximadamente 40% acima do preço médio de mercado, através de parcerias com diferentes organizações comunitárias da Amazônia nos estados do Mato Grosso, Pará, Rondônia e Amapá.

O outro caso de sucesso mostrado durante este episódio de Brasil 2050 é do Banco de Negócios Inclusivos, um programa de microfinanças constituído a partir da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-FGV). Os objetivos são o fortalecimento de sistemas produtivos populares e a geração de renda. 

O Banco fornece crédito para cooperativas, associações e grupos informais, geridos de forma democrática e participativa. A linha de crédito, cujo recurso inicial foi proveniente da própria ITCP e seus parceiros, é voltada para fomento de negócios inclusivos. 

Os 13 episódios que compõem a primeira temporada do seriado Brasil 2050 percorrem o território nacional para traçar um mapa dos projetos e iniciativas de sustentabilidade nas empresas, nos governos e na sociedade civil. São ações que servem de inspiração para a construção de um país socialmente mais justo, ambientalmente responsável e economicamente viável. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato