Fernando Henrique Cardoso relembra história do Barão de Rio Branco na TV Cultura

Crédito: Mariana Vianna

Nesta quinta-feira (20/5), vai ao ar na TV Cultura um novo episódio da série documental Inventores do Brasil. Fernando Henrique Cardoso, que apresenta o programa, recupera a memória do político e historiador Barão de Rio Branco. A atração é exibida a partir das 19h30, na TV Cultura.

"Monarquista, o herói republicano é a encarnação do servidor público", assim é descrito o Barão de Rio Branco pelas palavras de Fernando Henrique Cardoso. Com o título de Barão foi o maior Ministro da República, ocupando o Ministério de Relações Exteriores durante quatro mandatos e deu nome a uma importante via do Rio de Janeiro: a avenida Rio Branco.

O Barão do Rio Branco foi quem negociou e resolveu importantes questões geográficas e de fronteiras do Brasil. Também consolidou a questão que envolvia a incorporação do Acre como estado brasileiro, que tem como capital o município chamado Rio Branco. "O serviço diplomático estruturado pelo Barão sobreviveu ao século porque foi funcional, mas também porque Rio Branco projetou-se nele como uma espécie de santo", diz FHC.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem