Fernando Henrique Cardoso relembra história do Barão de Rio Branco na TV Cultura

Crédito: Mariana Vianna

Nesta quinta-feira (20/5), vai ao ar na TV Cultura um novo episódio da série documental Inventores do Brasil. Fernando Henrique Cardoso, que apresenta o programa, recupera a memória do político e historiador Barão de Rio Branco. A atração é exibida a partir das 19h30, na TV Cultura.

"Monarquista, o herói republicano é a encarnação do servidor público", assim é descrito o Barão de Rio Branco pelas palavras de Fernando Henrique Cardoso. Com o título de Barão foi o maior Ministro da República, ocupando o Ministério de Relações Exteriores durante quatro mandatos e deu nome a uma importante via do Rio de Janeiro: a avenida Rio Branco.

O Barão do Rio Branco foi quem negociou e resolveu importantes questões geográficas e de fronteiras do Brasil. Também consolidou a questão que envolvia a incorporação do Acre como estado brasileiro, que tem como capital o município chamado Rio Branco. "O serviço diplomático estruturado pelo Barão sobreviveu ao século porque foi funcional, mas também porque Rio Branco projetou-se nele como uma espécie de santo", diz FHC.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato