GloboNews ressalta a importância do jornalismo profissional em campanha de 25 de anos

Reprodução

Às 21h do dia 15 de outubro de 1996, entrava no ar a GloboNews. Na bancada, Renata Vasconcellos e Eduardo Grillo apresentavam o ‘Em Cima da Hora’. Primeiro canal de notícias do Brasil, a GloboNews inaugurou uma nova maneira de fazer jornalismo e propôs ao público algo inédito no país: cobertura 24h por dia, em tempo real, dos principais acontecimentos nacionais e internacionais. Em outubro, se completam 25 anos sem nunca desligar, de dedicação e compromisso com o público, de um jornalismo profissional, ágil, isento e plural. 
 
Desde sua primeira transmissão, a GloboNews se consolidou como referência de credibilidade, mostrando o hoje sem esquecer do passado e sempre com um olhar para o futuro. “A GloboNews foi lançada quando as redes sociais e mesmo os sites de notícias ainda eram raros. Vinte e cinco anos depois, a maneira de consumir notícias se modificou completamente. Mesmo com tanta concorrência, as audiências históricas que a GloboNews atingiu no último ano mostram que estamos no caminho certo. Representam a preferência do público que confia no jornalismo que produzimos. O público sabe: se aconteceu algum fato importante no Brasil ou no mundo, é só ligar na GloboNews. Estaremos noticiando, debatendo e analisando. Porque a GloboNews nunca desliga”, resume Miguel Athayde, diretor de jornalismo do canal.
 
O canal estava no ar há apenas 15 dias quando o acidente aéreo com o Fokker da TAM fez a programação abrir espaço para a primeira transmissão contínua de uma cobertura, o que se tornaria uma das principais marcas da GloboNews –  o ao vivo, com a participação de repórteres e correspondentes em várias cidades do mundo, cobrindo a notícia onde quer que ela aconteça. Atualmente são cerca de 20 horas diárias de jornalismo ao vivo. Era Maria Beltrão quem estava na bancada no dia do acidente com o Fokker e, por horas, atualizou o público com informações que não paravam de chegar. “Quando entrei na Globonews, recém saída da faculdade, eu e meus colegas éramos chamados de jovens talentos. Pisquei e hoje sou veterana. Esse um quarto de século, metade da minha vida, passou voando, mas não há dúvida de que muita coisa mudou. Não havia a instantaneidade das redes sociais. As notícias que dávamos na TV – muitas em primeira mão – só saíam no “modo impresso” no dia seguinte. Conquistar o público nesses tempos em que há tantas fontes das quais ele pode beber, só é possível porque imprimimos a nossa assinatura jornalística no ar. E, claro, por causa desse time de comentaristas e repórteres dos sonhos, que trazem as melhores apurações. Criamos, tenho certeza, um novo modo de dar notícia. A GloboNews tem um grau de excelência que precisa ser celebrado. De modo ágil, dinâmico e incansável, conseguimos estar próximos de quem nos assiste. É jornalismo de carne e osso. Com cara e coração. Tenho muito orgulho de fazer parte - desde o primeiro dia - do canal que tudo me ensinou.  Sou cria da GloboNews e para mim, essa equipe/família é a melhor do mundo”, diz Maria Beltrão. 
 
“Para uma marca dedicada ao jornalismo, o mais importante é a construção diária da sua credibilidade, base para a confiança da audiência e dos anunciantes. Trabalhamos isso há 25 anos. A análise dos fatos nunca foi tão importante para fazer correlações e avaliar os impactos de cada acontecimento em nossa vida”, explica Daniela Mignani, diretora de Gestão de Negócios do canal. Credibilidade e confiança construídas diariamente por um time de dezenas de craques do jornalismo e de comentaristas de pensamentos diversos, capazes de analisar e explicar até os assuntos mais complexos. Um grupo que mescla as forças da juventude e da experiência, com nomes como Maria Beltrão, André Trigueiro, Cesar Tralli, Christiane Pelajo, Fernando Gabeira, Andrea Sadi, Heraldo Pereira, Natuza Nery, José Roberto Burnier, Aline Midlej, Marcelo Cosme, Raquel Krähenbühl e Nilson Klava, que nasceu exatamente no ano de fundação do canal. 
 
Com os aprendizados desses 25 anos de história, a GloboNews mantém o olhar no futuro, acompanhando as mudanças na maneira de consumir notícia e as transformações tecnológicas. Além da programação na programação linear, o canal expandiu seu conteúdo para novos formatos, como podcasts e documentários originais, que já renderam ao canal três indicações ao Emmy Internacional de jornalismo.
 
Novidades na programação e segunda edição do festival 
 
Para celebrar os 25 anos do canal, a GloboNews trará uma série de novidades ao longo do ano. A partir de maio, as grandes coberturas e entrevistas exclusivas realizadas pelo canal serão lembradas em programas especiais em ações multiplataforma. O festiva online #ConverseComOutrasIdeias ganha nova edição e vai discutir sustentabilidade, sociedade e empreendedorismo. 
 
O ‘Cidade e Soluções’, comandado por André Trigueiro, volta à programação da GloboNews nos domingos à noite, a partir de 9 de maio. E a produção de documentários terá dois títulos inéditos – histórias que tratam de temas que mexeram com o Brasil, como a pandemia de coronavírus e o incêndio do Museu Nacional. 
 
Campanha ressalta a Importância do jornalismo profissional 
 
Como parte das celebrações pelo seu 25º aniversário, uma campanha relembra coberturas históricas e destaca o valor do jornalismo profissional. Narrado por Maria Beltrão, o filme lembra que há 25 anos a GloboNews nunca desliga do mundo e do que é mais importante para seu público. “É isso que nos mantém ligados 24 horas por dia. É isso que nos leva aos debates, à linha de frente, às ruas. Faça chuva ou faça sol. Mas que faça sentido para você. E nós sentimos na pele o jornalismo. Cada notícia, cada discurso, cada opinião. Sempre ligados em tudo o que acontece no seu mundo. Porque o fato faz parte do mundo. E levar o fato até você, faz parte da gente. GloboNews: há 25 anos, nunca desliga”, diz o texto da peça, que será veiculada nos intervalos da programação. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato