Rádio Cultura FM homenageia os 130 anos de Serguei Prokófiev

Divulgação

Neste domingo (9/5), a Rádio Cultura FM (103,3 MHz) estreia a série Prokófiev 130 - da era de prata aos anos de chumbo -, que homenageia os 130 anos do nascimento do compositor russo Serguei Prokófiev. Com apresentação e roteiro de Irineu Franco Perpétuo, vai ao ar a partir das 14h.

Em 13 episódios, a série apresenta uma panorâmica da vida e da obra do compositor, trazendo algumas de suas próprias gravações como intérprete e destacando obras-primas consagradas, como a Sinfonia Clássica, Romeu e Julieta, O Amor das Três Laranjas e Alexander Nevsky. Além, obviamente, de Pedro e o Lobo, a mais aclamada partitura escrita para o público infantil.

Sobre o compositor

Prokófiev compôs prolificamente nos gêneros tradicionais, como o balé, a ópera, a sinfonia, o concerto, a sonata e o quarteto de cordas. Além disso, tornou-se mestre em um gênero que estava nascendo em seu tempo: a trilha sonora para cinema.

Respeitado ainda como regente e virtuose do piano, Serguei foi um músico completo, que floresceu na Era de Prata, período de efervescência criativa única na Rússia, no qual emergiu a poesia de Maiakóvski, as artes visuais de Chagall, Kandinsky e Malevitch, o cinema de Eisenstein e Vertov, a fotografia de Rodchenko, e o balé de Nijinski. Emigrou logo após a Revolução de 1917, obteve destaque nos palcos da Europa e dos EUA, e regressou em 1936, durante o terror stalinista.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato