Título holandês em 1988 abre a série sobre os 60 anos da Eurocopa no 'Esporte Espetacular'

Divulgação Globo

O mundo em 1988 era bem diferente. O acesso aos jogos do futebol europeu não era tão fácil. Muitas vezes, no Brasil, apenas os gols dos principais campeonatos chegavam nas noites de domingo, no ‘Fantástico’. A hoje sexagenária Eurocopa já era exuberante, capaz de parar não só o Velho Continente, mas o planeta. Naquele ano foi disputada na Alemanha Ocidental, pois ainda havia um muro a dividir o país. A União Soviética, uma potência esportiva, vivia seus últimos anos. E entre alemães e soviéticos infiltrou-se uma seleção com uniforme bem chamativo, repleta de craques, conhecida como a Laranja Mecânica. Uma equipe que fez história, liderada pelo trio formado por Frank Rijkaard, Ruud Gullit e Van Basten. Jogadores geniais, comandados pelo mesmo técnico Rinus Michels que em 1974 foi capaz de impactar o futebol na Copa, também realizada na Alemanha Ocidental, com o  Carrossel Holandês, vice-campeão mundial. É a história desta equipe a escolhida para abrir a série especial sobre a Eurocopa no 'Esporte Espetacular' deste domingo, aquecendo a preparação para o torneio que terá início no próximo dia 11 de junho, com transmissão exclusiva no Brasil do SporTV, da TV Globo e do ge.globo.
 
Os jogos de futebol no vídeo-game no fim da década de 1980 até já existiam, com resoluções bem mais simples que as atuais. Mas naquela época os olhos da criançada brilhavam por outra brincadeira, o jogo de botão. Era através dele que a garotada trazia os craques europeus para dentro de suas casas. Um destes meninos era Marcelo Courrege, repórter desta série especial. Se hoje Gullit é um dos entrevistados deste material especial, em 1988 ele foi um dos responsáveis por seduzir o então garoto de seis anos à magia do esporte. “Esta é uma equipe extremamente importante para minha formação como amante do futebol. Meu time de botão tinha vários jogadores desta Holanda de 1988: Van Breukelen, Koeman, Wouters, Rijkaard, Gullit e Van Basten. Eu acompanhei muito essa equipe. Lembro bem da final contra a União Soviética, e da semifinal contra a Alemanha Ocidental”, conta Marcelo Courrege, que atualmente é correspondente da Globo em Londres, onde visitou uma loja de blusas históricas do futebol e se reencontrou com aquela camisa laranja da Holanda de 88. 
 
“A maior surpresa ao fazer este material foi a forma como estes jogadores se referem ao técnico Rinus Michels. Era um cara conhecido por ser muito linha dura, mas, depois das entrevistas, a impressão é que os jogadores é que deixavam o treinador doido. O Gullit fala que até trabalhar com Michels foi muito impactado por essas informações de que ele era um disciplinador. Depois, começou a perceber que era também um técnico muito compreensivo e que dava liberdade aos jogadores. Para se ter uma ideia, eles assistiram a um show entre a semifinal e a final e o técnico foi junto. Depois disso, venceram com um gol fantástico do Van Basten, para mim um dos mais bonitos da história do futebol. Este conteúdo produzido ajudará a relembrar capítulos incríveis da história de 60 anos da Eurocopa”, avisa o repórter. Nos próximos domingos Courrege irá lembrar outros times lendários que conquistaram a Euro, como a França de Platini e Zidade, em 1984 e 2000, respectivamente; e a Espanha, bicampeã em 2008 e 2012. 
 
Ainda no Esporte Espetacular deste domingo, Eric Faria traz a história do baiano Ícaro Caldas, de apenas 20 anos, um analista de futebol autodidata. Já escreveu para livros sobre táticas, treinou um time de várzea em Salvador e com suas análises nas redes sociais chamou a atenção do volante Fernandinho, do Manchester City, da Inglaterra, e do auxiliar-técnico da seleção brasileira, Matheus Bachi. Na reportagem, os dois conversam por vídeo sobre a equipe do técnico Tite, que também é pai de Matheus.  
 
O 'Esporte Espetacular' deste domingo começa logo depois do ‘Auto Esporte’.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato