TV Cultura homenageia Eva Wilma com reapresentação do Persona

Divulgação

A TV Cultura reapresenta neste domingo (16/5), a partir das 21h, o Persona com a grande dama da dramaturgia brasileira, a atriz Eva Wilma, que faleceu no sábado (15/5), em decorrência de complicações de um câncer no ovário, aos 87 anos.

Com 70 anos de carreira artística, Vivinha, como é conhecida pelos mais próximos, se consagrou como atriz de teatro, cinema e televisão, e colecionou uma infinidade de reconhecimentos e uma grande lista de premiações. No programa, durante o bate-papo com a jornalista Regina Helena de Paiva Ramos e a escritora Edla Van Steen, a artista fala da sua trajetória, seu início como bailarina, o teste para um filme de Alfred Hitchcock e outras curiosidades de sua longa carreira de sucesso. O programa traz ainda trechos de suas peças, filmes e novelas, dentre elas algumas raridades que surpreenderam até a própria artista.

Eva Wilma relembra sua infância, fala sobre a época em que ingressou no Balé do IV Centenário de São Paulo em 1954 e quando conheceu seu primeiro marido, John Herbert. Também comenta sobre sua primeira fala como atriz no filme "Uma Pulga na Balança" (1953).

Vivinha, na década de 50 ainda, decidiu trocar o balé pela carreira de atriz. Nesse período, fez três filmes, "O Homem dos Papagaios", "O Craque" e "A Sogra". No primeiro longa, conviveu com Procópio Ferreira.

A artista também lembra a época em que fazia Teatro de Arena; e de certa noite, em 1953, no TBC, quando o ator Renato Consorte a encontrou e disse que Cassiano Gabus Mendes queria levá-la para a televisão. O dramaturgo dirigiu Eva Wilma e John Herbert no programa "Alô, Doçura!", que ficou no ar por mais de 10 anos.

A triste época da ditadura militar também ganha destaque nas lembranças de Eva Wilma, assim como sua atuação em novelas como "Mulheres de Areia" (1973/TV Tupi); o fim do casamento com John Herbert e a paixão pelo ator Carlos Zara; e o teleteatro que fez na TV Cultura em 1977, chamado "O Gravador". No programa ainda, o agente artístico Sérgio D’Antino conta que Eva Wilma foi a primeira presidente da Apetesp (Associação dos Produtores de Espetáculos). Já a atriz Regina Duarte, o diretor Antunes Filho e o ator Renato Borghi, emocionados, relembram histórias com Vivinha e dão depoimentos sobre a parceria com a atriz. Eva também fala da época em que fez a peça "Querida Mamãe", na década de 90, com a atriz sorocabana Eliane Giardini, e também presta uma homenagem ao ator José Wilker, recentemente falecido.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato