Carioca Palace reabre as portas com a edição especial de 'Pega Pega'

Divulgação Globo/João Cotta

Reserva do hotel realizada com sucesso. Roteiro pronto para um tour pelos bairros mais tradicionais do Rio de Janeiro. Embarque próximo para uma viagem sem sair de casa. Dia 19 de julho se prepare porque tem check-in: a edição especial de 'Pega Pega' vem aí na Globo, com humor, mistério, romance, investigação, cenários reais e a volta de um de seus personagens principais, o Carioca Palace.

Primeiro cinco estrelas cenográfico dos Estúdios Globo, o hotel roubou a cena na primeira exibição da trama de Claudia Souto, em 2017/2018, e reabre suas portas para receber o público. “Uma das paixões que tenho é hotel. Decidi ambientar a novela nesse lugar por ser tão mágico para quem visita e tão cotidiano para quem trabalha, é um universo que tive interesse em explorar. Viajei por muitos hotéis até conseguir conceber o Carioca Palace, que é dos personagens mais importantes da novela”, explica a autora, que se surpreendeu quando o estabelecimento virou realidade. “Construíram algo muito maior do que eu imaginava. Lembro que as pessoas falavam que queriam ir no hotel, passar o dia, morar lá. Eu queria morar lá!”, conta Claudia, aos risos.

O protagonismo do hotel vai além do seu visual. É no Carioca Palace, de Pedrinho Guimarães (Marcos Caruso), na orla da praia de Copacabana, que acontece o furto milionário que se transforma em uma roubada e reflete na vida de todos os personagens. “Para que a novela acontecesse, esse hotel precisava existir de verdade. Sem o fictício Carioca Palace, nada daquilo daria certo. Foi muito legal, assim como todas as construções que fomos fazendo em volta. Era uma novela em que a cenografia e a ambiência eram muito relevantes”, reforça o diretor artístico Luiz Henrique Rios, que destaca a parceria com os cenógrafos May Martins e Marcelo Carneiro, o projeto desenhado por Maurício Rohlfs e o empenho de toda a equipe.

Mix de renomados hotéis, o Carioca Palace tem pé-direito de seis metros e detalhes espalhados por dois andares e toda a área comum, além dos demais seis andares e a cobertura, inseridos por computação gráfica. “É um dos cenários mais apaixonantes que fizemos! Localizado em uma Copacabana inventada para atender a dramaturgia, criamos um quarteirão inteiro e substituímos digitalmente, com efeitos visuais, a praça do Lido. Um projeto imenso que incluía áreas sociais, lobby, salões, suítes, piscina, lojas, restaurantes, bares e ainda todas as dependências de serviços onde trabalhavam os nossos amados personagens, passando por cozinhas, corredores, subsolos, escritórios, depósitos, oficinas. O mais divertido era a certeza do público de que as gravações aconteciam no Copacabana Palace”, relembra May Martins.

Ao todo, são 2.200 metros quadrados, onde o realismo predomina: materiais, revestimentos, piscina e cozinha industrial, tudo de verdade. A composição traz ainda um calçadão de pedras portuguesas com o desenho de Burle Marx. Outros destaques do Carioca Palace são adereços que traduzem o glamour do estabelecimento: louças e pratarias; itens de papelaria impressos em dourado; cartões magnéticos; lustres de cristal; roupas de banho, cama e mesa; e almofadas. Uma delas, inclusive, Irene Ravache, intérprete de Sabine, tratou de guardar de recordação. “O guarda-roupa da minha personagem era muito elegante, mas fiquei com uma almofada com a marca do Carioca Palace. Inesquecível para todos nós! ‘Pega Pega’ marcou todo o elenco”, revela a atriz. Uma loja de souvenires cheia de produtos com o logo do Carioca Palace também faz parte do cenário do hotel, que começa a novela sendo da família Guimarães, Pedrinho (Marcos Caruso) e sua neta Luiza (Camila Queiroz). Depois da venda, é Eric (Mateus Solano) quem assume o cinco estrelas.


A imponência continua nas outras duas cidades cenográficas da comédia romântica policial, que reproduzem dois dos bairros mais emblemáticos do Rio: Copacabana e Tijuca. Nos arredores do hotel, em Copacabana, está localizada a delegacia comandada pelo delegado Siqueira (Marcello Escorel) e pelos inspetores Antônia (Vanessa Giácomo) e Domênico (Marcos Veras), que investigam o assalto, e a boate Strass, administrada pelo gerente do hotel, Douglas (Guilherme Weber), e onde as drags Rúbia (Gabriel Sanches) e Rouge (Alessandro Brandão) se apresentam e propagam o amor e a diversidade. No burburinho do bairro, também está o apartamento do concierge Malagueta (Marcelo Serrado), que virou ponto de encontro e o famoso “cafofo” dele e da vilã Maria Pia (Mariana Santos). Os cúmplices de armações conquistaram o público como o casal Malapia.


De Copacabana para a Tijuca, bairro onde a autora Claudia Souto nasceu, a tradição sobressai nos cenários e locações, seja na vila com 11 casas ou em seus redutos. “‘Pega Pega’ é muito de mim, como foi minha primeira novela eu quis estar bem próxima de elementos que eu conhecia. Os ladrões bolam o plano do golpe na pracinha Xavier de Brito, onde eu brincava na infância. O teatro de bonecos, representado com a família Borges, é algo muito próximo de mim porque eu comecei minha vida artística no teatro”, comenta Claudia.

Uma vila cheia de peculiaridade e um clima intimista entre vizinhos. A casa dos Borges, Danton Mello, Tereza (Dani Barros) e os filhos Márcio (Jaffar Bambirra) e Drica (Leandra Caetano), por exemplo, tem um anexo para comportar o teatro de bonecos da família. Já a casa de Júlio (Thiago Martins), garçom do hotel, onde ele mora com as tias Elza (Nicette Bruno) e Prazeres (Cristina Pereira) e o cachorrinho Sherlock, tem um porão e a sala foi construída na cidade cenográfica. Também vivem na vila a camareira Sandra Helena (Nanda Costa), sua mãe, a costureira Dulcina (Edvana Carvalho), e seu padrasto, Aníbal (Edmilson Barros), além do casal misterioso Mônica (Julia Lund) e Evandro (Paulinho Vilhena). Outros moradores do bairro são os irmãos Antônia (Vanessa Giácomo) e Nelito (Rodrigo Fagundes), e Madalena (Virgínia Rosa), seu filho Dilson (Ícaro Silva) e Wanderley (Bernardo Marinho). A Tijuca cenográfica ainda é rodeada por personagens bem familiares do bairro: a carrocinha de pipoca, o florista, o vendedor de balas, a banca de jornal.

De volta a partir de 19 de julho, ‘Pega Pega’ é escrita por Claudia Souto, com direção artística de Luiz Henrique Rios, direção de Ana Paula Guimarães, Dayse Amaral Dias, Luis Felipe Sá, Noa Bressane, e direção geral de Marcus Figueiredo. A novela conta ainda no elenco com a saudosa Camila Amado, Milton Gonçalves, Reginaldo Faria, Elizabeth Savalla, Angela Vieira, David Junior, Valentina Herszage, Bruna Spínola, Jeniffer Nascimento, entre outros.

Confira as chamadas da edição especial de ‘Pega Pega’:

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato