Glenn Greenwald fala sobre o caso Snowden em episódio inédito da série 'O Método'

Divulgação Curta!

O jornalista americano Glenn Greenwald ganhou um Prêmio Pulitzer por ter revelado, ao lado de Edward Snowden, a existência de programas secretos de vigilância global realizados pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos. Seu trabalho investigativo foi apresentado no filme “Citizenfour”, vencedor do Oscar de melhor documentário de 2015. Além de mostrar o trabalho de Greenwald e sua colaboração no premiado longa, o episódio inédito da série ''O Método'' — exclusiva do Curta! — explora a importância de uma boa história para um documentário, as razões que motivam a feitura de um filme e a sua capacidade de provocar o envolvimento do público. 

No episódio, Greenwald revela detalhes sobre o encontro com Snowden, em 2013, na cidade de Hong Kong, e a repercussão gerada pela revelação dos arquivos sigilosos da NSA. “O trabalho com Snowden definitivamente mudou o mundo. Mudou como as pessoas pensam sobre privacidade e internet, mudou a forma como pensam sobre os segredos do governo e o papel do jornalismo na democracia”, afirma o jornalista.

No Brasil, Glenn também ficou conhecido pela publicação de uma série de reportagens que configuraram o escândalo apelidado de “Vaza-Jato”, que revelou conversas comprometedoras entre membros do Judiciário do país. O caso traz à baila outras discussões inerentes à produção documental: a possibilidade do cinema como denúncia contra grupos políticos ou empresas, além de questões éticas.

Em complemento ao depoimento de Greenwald, são exibidos trechos do próprio “Citizenfour”, o relato de Edward Snowden sobre o caso e matérias jornalísticas sobre os acontecimentos mencionados, além das considerações do crítico Bill Nichols e do documentarista Carlos Nader, que atua como apresentador da série. A estreia do episódio “A Ética e a História” é na Quarta do Cinema, 9 de junho, às 22h.

Os efeitos das telas no cérebro infantil são analisados
em 'Geração Tela'

A constante exposição de crianças às telas de aparelhos como TVs, smartphones, tablets e computadores tem gerado debates — e preocupação — entre pais, cientistas, médicos e psicólogos. A questão é tratada no documentário ''Geração Tela – Uma Geração Doente?'', do diretor Raphaël Hitier, que retorna à programação do Curta!.

Ainda que as recomendações sejam para que crianças passem pouco tempo diante de telas, os estudos apresentados mostram que, principalmente as de idade pré-escolar, permanecem entre quatro e seis horas diárias em frente a elas. Os resultados são alterações comportamentais, como atraso no desenvolvimento da fala, déficit de atenção, transtornos no humor e problemas de interação.

Com depoimentos de professores de neurociência, de psicologia infantil e de ciências comportamentais, entre outros, o documentário mostra como esse é um grande problema de saúde pública e para a sociedade como um todo — afinal, esse impacto pode comprometer toda uma geração. A exibição é na Quinta do Pensamento, 10 de junho, às 23h.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 07/06

22h30 – ''Uma Garota Chamada Marina'' (Documentário)

Com linguagem cinematográfica mista e roteiro não linear, o documentário musical “Uma Garota Chamada Marina” retrata a trajetória da cantora e compositora Marina Lima, que tem mais de 40 anos de carreira. O longa-metragem é composto por imagens de arquivos audiovisuais, imagens inéditas do acervo privado da artista, registros de ensaios, gravações de shows e entrevistas com a artista e pessoas que a cercam.  Diretor: Candé Salles. Duração: 71 min. Classificação: 12 anos. Horários Alternativos: 08 de junho, terça-feira, às 02h30 e às 16h30; 09 de junho, quarta-feira, às 10h30; 12 de junho, sábado, às 22h40; 13 de junho, domingo, à 14h20.

Terça das Artes - 08/06

19h30 – ''Grandes Mitos: A Odisseia'' (Série) - Ep.: ''Crepúsculo dos Deuses''

Penelope agora é forçada a escolher um marido entre os pretendentes. Ela lhes oferece um teste para decidir quem entre eles é o mais digno: com o arco de Odisseu, eles devem atirar uma flecha e passá-la por doze machados. Telêmaco testa a coragem dos pretendentes sem sucesso, até que um mendigo também se oferece para tentar a sorte. Ele consegue e revela sua verdadeira face: ele é Odisseu, o legítimo rei de Ítaca. Direção: François Busnel. Classificação: Livre. Horários alternativos: 09 de junho, quarta-feira, às 05h30 e às 13h30; 10 de junho, quinta-feira, às 07h30; 12 de junho, sábado, às 17h; 13 de junho, domingo, às 08h20.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 09/06

22h – ''O Método'' (Série) – Ep.: ''A Ética e a História''

Muitas são as razões para um autor realizar um documentário. Pode ser uma razão investigativa, uma razão política, existencial ou identitária. Mas seja ela qual for, um bom documentarista sempre estará à serviço de uma boa história. E uma história deve oferecer transcendência para o espectador, para que ele possa se relacionar com ela e ver naquilo uma verdade da vida. Neste episódio, o jornalista americano Glenn Greenwald fala sobre seu trabalho investigativo e sua participação no documentário “Citizenfour”, vencedor do Oscar de 2015. Direção: Liliana Sulzbach. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 10 de junho, quinta-feira, às 02h e às 16h; 11 de junho, sexta-feira, às 10h; 13 de junho, domingo, às 19h.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 10/06

23h –  ''Geração Tela — Uma Geração Doente?'' (Documentário)

Smartphone, televisão, computador, videogame e tablet são inevitáveis em nosso dia a dia. Essa intrusão cotidiana gera inúmeras controvérsias. Estamos prejudicando nosso cérebro com todas essas telas? Quais serão os efeitos dessa superexposição, sobretudo para as crianças? Este filme científico mostra o que é mito e o que é fato comprovado pela ciência. Direção: Rodrigo Séllos. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 11 de junho, sexta-feira, às 03h e às 17h; 13 de junho, domingo, às 23h; 14 de junho, segunda-feira, às 11h.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 11/06

 22h – ''Sapiens: O Novo Início'' (Minissérie em 2 episódios) - Episódio 1

O cineasta Olivier Julien levou sua equipe de filmagem ao Marrocos para documentar o sítio arqueológico onde foi encontrado o fóssil que provocou uma revolução na paleontologia moderna. Encontrado por um mineiro em 1960, o crânio do chamado "homem de Irhoud" foi inicialmente datado em 40 mil anos, pelo método do carbono-14. No entanto, vinte anos depois, novas pesquisas indicaram que sua verdadeira idade girava em torno de 300 mil anos, tornando-o o fóssil mais antigo de um homo sapiens que conhecemos. Isso mudou a teoria de que o homem moderno teria evoluído de ancestrais primitivos do leste da África, há 200 mil anos.  Direção: Olivier Julien Duração: 87 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 12 de junho, sábado, às 02h e às 12h10; 13 de junho, domingo, às 20h05; 14 de junho, segunda-feira, às 16h; 15 de junho, terça-feira, às 10h.

Sábado – 12/06

18h35 – "Roda de Choro'' (Série) — Ep. ''Cavaquinho''

Vindo de Portugal, o cavaquinho é instrumento obrigatório nos grupos e rodas de choro. Responsável pelo "centro harmônico", junto com o violão, também atua como solista. Este episódio apresenta as muitas possibilidades de um instrumento, sua parceria com o pandeiro na marcação, um pouco de sua história e muita música. Direção: Luiz Guimarães de Castro. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 13 de junho, domingo, à 10h.

Domingo – 13/06

21h40 – ''Crítico'' (Documentário)

Dirigido por Kleber Mendonça Filho (de “O som ao Redor” e “Bacurau”), este documentário enfoca o trabalho de críticos de cinema e a visão de cineastas — como Walter Salles, João Moreira Salles e Carlos Saura — sobre os profissionais que avaliam filmes. Os registros começaram em 1998 e seguiram até 2007, ocorridos no Brasil, Estados Unidos e Europa, com cineastas e críticos do mundo inteiro. Direção: Kleber Mendonça Filho. Duração: 76 min. Classificação: 12 anos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato