'Profissão Repórter' mostra as dificuldades de tratamento de casos graves da Covid-19 em cidades isoladas

Reprodução

A Covid-19 está em todos os cantos do Brasil, mas nem todas as cidades brasileiras têm estrutura para tratar uma grande quantidade de casos graves da doença. No 'Profissão Repórter' de terça-feira, dia 1º de junho, as videorrepórteres Nathalia Tavolieri e Sara Pavani embarcam em 32 voos, por quatro estados, para acompanhar pacientes de algumas das cidades mais isoladas do Brasil que precisavam ser transferidos para hospitais com mais estrutura por UTIs aéreas.
 
A estudante de nutrição Isaura de Paiva, de 41 anos, foi internada em Barreiras, no extremo oeste da Bahia, com Covid. Depois de uma semana hospitalizada, Isaura piorou e entrou na fila de espera por leito de UTI na capital baiana. “Os médicos falaram que se ela continuar nessa situação, o risco de intubação será grande. E aqui não tem condição de intubá-la”, afirmou o motorista Joscivaldo de Paiva, marido de Isaura, momentos antes da transferência aérea. 
 
Em terra firme, Nathalia registrou os desafios diários de pacientes e profissionais de saúde em cidades pequenas e de difícil acesso na luta contra a Covid-19. Para chegar a Monte Alegre, no oeste do Pará, foram duas horas de balsa e mais quase duas de transporte terrestre numa estrada bem esburacada – percurso que, de avião, é feito em menos de 20 minutos. Além da precariedade de estrutura hospitalar e da falta de recursos, a equipe médica da região também precisa lidar com a falta de informação da população para enfrentar a pandemia. 
 
A repórter Sara Pavani também acompanhou o fluxo de transferências no Pará, estado com maior número de remoções por UTI aérea, seja por conta de Covid-19 ou de outras doenças. Mais de 16 horas de ônibus separam o caminhoneiro Gilmar, de 53 anos, de um leito de UTI. Com 80% do pulmão comprometido pela Covid-19, o morador de Xinguara precisou ser transferido por UTI aérea em busca de tratamento na capital. Na grade da pista de decolagem, toda família acompanhou a transferência da pescadora Zila de Sá, de 62 anos, que precisou ser removida da cidade de Tucuruí  em busca de leito. Apesar da transferência, Zila não resistiu à gravidade da Covid-19.
 
O Profissão Repórter vai ao ar na noite de terça-feira, dia 1º, logo após ‘No Limite’.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato