Câmera Record mostra a exploração infantil e a miséria de apanhadores de açaí

Divulgação Record TV

O Câmera Record deste domingo, dia 01/08, apresenta uma reportagem sobre toda a rotina do açaí, fruto que gera muita renda, mas também exploração e miséria. 

Da coleta das palmeiras à beira de rios e igarapés até a mesa de quem o consome, o açaí percorre um longo caminho. Muitas vezes marcado pelo trabalho degradante de adultos e crianças. 

O programa mostra a relação de trabalho desigual entre catadores, produtores e atravessadores. Os atravessadores são os que mais lucram com a exploração dos ribeirinhos. Especialistas e autoridades ficam impactados com a denúncia do Câmera Record. 

Durante 13 dias, os repórteres Rogério Guimarães, Daniel Mota e Michel Mendes viajaram pela Amazônia paraense para mostrar que a fruta que se popularizou no Brasil e no exterior tornou-se o novo 'ouro negro' da floresta, gerando emprego e renda. Por ano, o país ainda fatura, em média, mais de 250 milhões de reais com a exportação da fruta. Hoje, em qualquer cidade brasileira é possível encontrar um lugar onde se vende açaí, mas essa riqueza esconde uma realidade de miséria, exploração e trabalho infantil. 

A rotina dos apanhadores envolve escalar troncos várias vezes ao dia. São famílias inteiras agarradas em árvores. Um trabalho pesado, de muito suor e pouco dinheiro. Nem sempre existe comida na mesa. 

Aos 54 anos, Lucinésia comanda uma família de 11 pessoas, mas o que ganham com a cata do fruto não dá para comprar nada além de farinha e café. "Eu ainda não consegui o almoço hoje e já tenho que pensar no jantar, pelo menos para os meus netos", desabafa. 

Esse ciclo de pobreza se repete entre os açaizeiros. Para aumentar a renda familiar, crianças e adolescentes ajudam a debulhar os frutos e colocar nos cestos. Por serem mais leves, ainda podem subir em árvores mais finas, tudo sem equipamento de proteção. E pagam um preço alto: ficam fora da escola ou têm atraso na aprendizagem. 

O menino L, de 15 anos, não sabe ler e só escreve o primeiro nome, porque vive para o trabalho. "Só penso em pegar açai", resume. 

O Câmera Record vai ao ar aos domingos, às 23h15. A apresentação é de Marcos Hummel. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato