Estação Livre apresenta caminhos para conquistar oportunidades de estudo no Brasil e no exterior

Créditos: Mariana Carvalho

Nesta sexta-feira (9/7) o Estação Livre trata sobre um assunto que tem se mostrado presente na cabeça de muitos jovens brasileiros. Atualmente, o país registra o maior número de população jovem, porém, uma pesquisa do Atlas das Juventudes revela que grande parte desses jovens meditam sobre a ideia de deixar o Brasil. É a chamada fuga de cérebros, temática do programa inédito que vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.

Apresentada por Cris Guterres, a edição recebe a empresária Sauanne Bispo e a educadora Eliane Leite para conversar sobre a falta de perspectiva de se encontrar trabalho e os caminhos de conquistar oportunidades de estudo no exterior.

Reportagens

A atração conta com uma reportagem sobre o estudo feito pelo Atlas das Juventudes que aponta uma grande vontade entre os jovens entre 15 e 29 anos em deixar o Brasil por falta de perspectivas profissionais. Em seguida, o programa demonstra como alguns colégios se articulam para diminuir a defasagem escolar entre brancos e negros e começam a se envolver intensamente na missão de aumentar o número de jovens negros e indígenas em suas instituições de ensino.

Nesta mesma linha, uma das reportagens foca na organização de ONGs, como o Instituto Sol, que viabiliza o acesso às bolsas de estudo para jovens de baixa renda em parceria com escolas particulares.

O Estação Livre também apresenta o programa Jovens Embaixadores, projeto da embaixada dos Estados Unidos para alunos do ensino médio público, através da experiência de Wesley Oliveira, que fez um intercâmbio nos Estados Unidos em 2003 e hoje é assessor cultural no Consulado estadunidense em São Paulo.

A edição ainda mostra outros programas que auxiliam a abrir portas para oportunidades de estudos no exterior e destaca a experiência de três jovens que passaram por intercâmbios. Por fim, a rapper MC Sofia deixa uma indicação de filme ao público.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem