Estação Livre apresenta caminhos para conquistar oportunidades de estudo no Brasil e no exterior

Créditos: Mariana Carvalho

Nesta sexta-feira (9/7) o Estação Livre trata sobre um assunto que tem se mostrado presente na cabeça de muitos jovens brasileiros. Atualmente, o país registra o maior número de população jovem, porém, uma pesquisa do Atlas das Juventudes revela que grande parte desses jovens meditam sobre a ideia de deixar o Brasil. É a chamada fuga de cérebros, temática do programa inédito que vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.

Apresentada por Cris Guterres, a edição recebe a empresária Sauanne Bispo e a educadora Eliane Leite para conversar sobre a falta de perspectiva de se encontrar trabalho e os caminhos de conquistar oportunidades de estudo no exterior.

Reportagens

A atração conta com uma reportagem sobre o estudo feito pelo Atlas das Juventudes que aponta uma grande vontade entre os jovens entre 15 e 29 anos em deixar o Brasil por falta de perspectivas profissionais. Em seguida, o programa demonstra como alguns colégios se articulam para diminuir a defasagem escolar entre brancos e negros e começam a se envolver intensamente na missão de aumentar o número de jovens negros e indígenas em suas instituições de ensino.

Nesta mesma linha, uma das reportagens foca na organização de ONGs, como o Instituto Sol, que viabiliza o acesso às bolsas de estudo para jovens de baixa renda em parceria com escolas particulares.

O Estação Livre também apresenta o programa Jovens Embaixadores, projeto da embaixada dos Estados Unidos para alunos do ensino médio público, através da experiência de Wesley Oliveira, que fez um intercâmbio nos Estados Unidos em 2003 e hoje é assessor cultural no Consulado estadunidense em São Paulo.

A edição ainda mostra outros programas que auxiliam a abrir portas para oportunidades de estudos no exterior e destaca a experiência de três jovens que passaram por intercâmbios. Por fim, a rapper MC Sofia deixa uma indicação de filme ao público.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato