Godzilla, Pokémon e Akira Kurosawa. A cultura do país-sede dos Jogos Olímpicos no Telecine

Reprodução

A política, a economia e a infraestrutura do Japão são referência mundo afora, assim como a culinária e o idioma do país, que tem a capital Tóquio como sede dos Jogos Olímpicos, entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021. Mas quando o assunto é cultura japonesa é impossível não lembrar do monstro fictício Gojira, o Godzilla; das histórias em quadrinhos japonesas, mais conhecidas como mangás, que dão origem aos animes ; e de Akira Kurosawa, um dos nomes mais importantes do cinema. Sendo assim, o Telecine destaca o melhor do Japão disponível no streaming do Telecine.

Visto pela primeira vez em 1954, Godzilla é a personificação do medo das armas nucleares, que logo ganhou versões no cinema norte-americano como vilão ou herói. De 2019, Godzilla II: Rei dos Monstros do diretor de Michael Dougherty, que conta com Andy Serkis, Kyle Chandler, Vera Farmiga e Millie Bobby Brown no elenco, traz a Dra. Emma Russell e membros da organização Monarch enfrentando monstros gigantes, agora chamadas de titãs, que colocam em risco a humanidade.

Entre as animações, os animes, estão A kira , um dos maiores e mais influentes da cultura pop, Ghost In T he Shell: O Fantasma Do Futuro que, inclusive, serviu de inspiração para a trilogia Matrix, a franquia Pokém on , que começou há 25 anos como um par de jogos eletrônicos no Japão e virou febre nos quatro cantos do mundo, e os três filmes da franquia Samu rai X , também baseada em quadrinhos japoneses.

No cinema, Akira Kurosawa influenciou grandes diretores como o italiano Sergio Leone, por exemplo. A carreira do cineasta, que recebeu um Oscar Honorário em 1990 pelo conjunto da obra, ainda contou com mais duas estatuetas, um Urso de Prata no Festival de Berlim e dois Leão de Ouro no Festival de Veneza. O drama de guerra Kage musha, A Sombra De Um Samurai recebeu duas nomeações ao Oscar, incluindo o de Melhor Filme Estrangeiro, e levou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Para explorar Tóquio sem sair de casa, Encontros e Desencontros da diretora americana Sofia Coppola acompanha o ator de meia-idade Bob Harris (Bill Murray) e a jovem Charlotte (Scarlett Johansson), cujos destinos se cruzam na capital. O filme, que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2004, traz como cenário o famoso cruzamento em Shibuya, região conhecida como um dos principais centros comerciais e financeiros do mundo, mesmo bairro onde exploram mais uma tradição japonesa: o karaokê, no popular Karaoke Kan; e o templo budista Jugan-ji, um dos pontos turísticos da capital do Japão, entre outros.

Hub de cinema mais completo do país, o Telecine oferece os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filmes grátis para novos usuários.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato